Com a falta d'água, é preciso ficarmos conscientes para não contribuir com crise. Apesar de muitas pessoas não conseguirem se descuidar dos cuidados de higiene, algumas dicas substituem o uso da água com alguns produtos acessíveis no mercado.
“Higiene completa é com água e sabão mesmo. Mas temos bons substitutos que podem ser utilizados sem grandes prejuízos em tempos de escassez de água”, disse a dermatologista Carla Albuquerque. Não há desculpa para não se cuidar. “A falta de higiene adequada pode facilitar infecções de pele como foliculites e micoses”, alertou a dermatologista Ana Paula Pierro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Os especialistas listam dicas:
Álcool em gel
Tanto o sabonete comum quanto o álcool em gel são eficazes para a limpeza das mãos, disse a médica Carla. Portanto, é uma alternativa viável. “A concentração do álcool deve ser de 70% para matar bactérias e vírus. Se a concentração for mais alta, o álcool perde sua função microbicida, pois ocorrerá apenas a desidratação da célula sem a destruição do microrganismo”, explicou Carla. No entanto, se houver sujeira aparente, é necessário apostar em água e sabão.
Lenços umedecidos
Lenços umedecidos também são uma possibilidade para a higiene pessoal. “Para sujeiras ‘pequenas’ e remoção de maquiagem. Portanto, face e eventualmente mãos, pés etc.”, comentou a dermatologista Carla.
Cabelos limpos
É possível lavar os cabelos com menos frequência do que se está acostumado, como em dias alternados ou a cada dois dias, segundo a dermatologista Ana Paula. “Mas quem tem o cabelo muito oleoso ou com dermatite seborreica (caspa) não consegue ficar muitos dias sem lavá-los. Pode usar xampu a seco e deve evitar passar a mão nos fios para diminuir a oleosidade”, recomendou. “Para reduzir o problema da oleosidade, evite xampus e cremes pesados, principalmente na raiz”, ensinou a dermatologista Carla.
Xampu a seco
Xampu a seco é uma boa pedida para driblar a oleosidade dos cabelos. Pode ser usado em dias alternados, ou seja, até três a quatro vezes por semana. “Mas vale lembrar que ele é só um ‘truque’ e de forma alguma substitui as lavagens. Tem substâncias que camuflam e absorvem a oleosidade (amido de alumínio octenilsuccinato), mas não limpa de fato como uma lavagem”, alertou Carla.
Feche a torneira
A regra é não desperdiçar água. Portanto, o banho deve ser rápido, priorizando as áreas do corpo com maior concentração de bactérias, como axilas, virilhas, genitais e pés, como informou a dermatologista Carla. “Enxágue o corpo, desligue o chuveiro, se ensaboe, ligue o chuveiro e enxágue rapidamente”, ensinou a dermatologista Ana Paula. Para quem está sem água na torneira, a mesma dica segue para o banho de “canequinha”.
Bom hálito
Nada de ficar sem escovar os dentes porque não tem água na torneira. A sua saúde e as pessoas que convivem com você agradecem pelo cuidado com a higiene bucal! O bochecho pode ser feito com um pouco de água num copo. Torneira aberta, nem pensar!
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições