Saiba identificar os sinais de perigo dos seus cabelos e acabar com eles

Saiba identificar os sinais de perigo dos seus cabelos e acabar com eles

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

Mulher se preocupa e valoriza muito um cabelo bem cuidado. Também, não é para menos, faz realmente toda a diferença. Mas quem é que nunca passou por uma fase tensa com os cabelos? Aquela em que os fios não contribuem em nada com seu visual. Pois é, quando a saúde do cabelo não está legal, os fios logo denunciam. Aprenda a identificar os sinais de perigo para o cabelo e saiba como acabar com eles.

Quando os fios estão quebradiços, frágeis, caindo muito e com alteração de cor nas pontas significa que estão gritando por socorro. É claro que é normal perder cabelo, faz parte do ciclo vital dos fios, mas o sinal de alerta acende quando a diminuição de volume já é perceptível. O que fazer então? Algumas atitudes podem ser tomadas para resolver o problema. O mais simples é moderar o uso de grampos, fivelas e elásticos, porque a utilização prolongada desses acessórios traciona os fios, provocando sua queda.

Outra dica é massagear delicadamente o couro cabeludo antes de dormir. Fazendo isso, você pode ajudar a irrigar os bulbos que são a fonte geradora dos fios. A próxima dica serve não apenas para a saúde dos cabelos, mas para a saúde em geral: tente adotar um estilo de vida menos estressante e cuide da alimentação. Seus cabelos e organismo agradecem! Se nada disso adiantar, converse com seu dermatologista sobre o uso de princípios ativos como minoxidil, vitaminas, minerais e hormônios.

Outro sinal de perigo é a caspa, uma descamação do couro cabeludo. Na verdade, ela não é contagiosa. O problema aqui é puramente estático, mas que incomoda muito. Cristiana Arcangeli escreveu em seu livro "Beleza pela vida inteira" que o problema está ligado a fatores genéticos, ambientais e até emocionais, além de ser mais comum no inverno, por conta do aumento da velocidade da renovação celular e dos banhos de água quente.

Para resolver, procure usar shampoos específicos, porque diminuem a quantidade de gordura no couro cabeludo e a descamação. Uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da intensidade, é mais do que suficiente. E nas fases mais críticas, evite usar roupas escuras para não parecer que está nevando só em você.

A seborréia é outro sinal que indica perigo aos fios. Manifesta-se pela vermelhidão e descamação do couro cabeludo. Tudo indica que esteja associada à produção excessiva de oleosidade pelo couro cabeludo, a alterações hormonais, à carência de vitaminas do complexo B, a fatores genéticos, estresse e alguns tipos de fungos. A primeira atitude que você deve tomar quando surgirem os sintomas é procurar um dermatologista. Nos casos mais moderados da seborréia, o uso de shampoos anticaspa funcionam bem. Já quadros mais graves podem ser tratados com produtos à base de corticóides.

As pontas duplas também costumam incomodar, mas esse problema é o mais comum. Elas são causadas por conta da ação do secador, sol, vento, processos químicos, cloro e água do mar. Ou seja, difícil mesmo existir quem não tenha. A única solução para o problema é apostar na tesoura e cortar as pontas, mas dá para prevenir.

O livro "Beleza para a vida inteira" traz umas dicas ótimas. Aposte em reparadores de ponta à base de silicone que camuflam as pontas duplas e fazem com que fiquem temporariamente unidas, formando um filme protetor sobre os fios. Uma boa é experimentar produtos leave in ou em pomada e usar pentes de madeira com dentes largos e escovas de cerdas naturais.

É interessante também usar máscaras hidratantes e nutritivas a cada quinze dias. Na hora de secar as madeixas, não esqueça de deixar o secador a pelo menos 10 centímetros de distância dos fios. Depois, finalize com um jato de ar frio para fechar as cutículas.

por Tamirys Collis

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições