Saiba mais sobre as colorações para cabelo

Saiba mais sobre as colorações para cabelo

Atualizado: Terça-feira, 15 Julho de 2008 as 12

Quem nunca sentiu vontade de correr ao se olhar no espelho? E os comentários maldosos que muitas mulheres são obrigadas a ouvir: "que juba de leão!", "nossa! seu cabelo está verde árvore!", "seu cabelo é multicolorido, né?" ou "você lavou os cabelos com shampoo de laranja?".

A engenheira química, Ivete Carvalho, da Kert, marca nacional de cosméticos para cabelos, esclarece algumas dúvidas de como mudar as cores dos fios com a mínima agressão e deixar as madeixas mais saudáveis e bonitas.

Atualmente, como as tinturas tratam os cabelos? Que ingredientes garantem proteção e tratamento? Como agem?

O grande desafio das indústrias é realizar as transformações profundas nos fios - forma e cor - somando à freqüência destas transformações, ao envelhecimento e estresses acumulados nas fibras ao longo dos anos, da raiz às pontas. Aconteceram muitas conquistas na qualidade das colorações modernas para minimizar os efeitos da amônia e etanolaminas presentes nas colorações Permanentes e Semi Permanentes, imprescindíveis para a abertura das cutículas para substituição dos corantes naturais (melanina) pelos sintéticos. É necessário compreender que cuidados preventivos e corretivos devem andar juntos em todos os processos químicos, onde massa capilar, lipídeos, nutrientes e água são removidos em maior ou menor proporção, e as ligações de hidrogênio e sal também são comprometidas.

Para proteção externa e interna dos fios a solução é recorrer a substâncias liporepositoras (óleos vegetais ricos em fitoesteróis), substâncias nutrientes como proteínas (especialmente os aminoácidos da cistina), pro vitamina B-5, substâncias anti-radicais livres (Vitaminas A, E, C) derivadas de frutas e filtros solares. Uma forma inovadora de manter os cabelos tratados com cor, brilho e sem danos entre colorações, é o uso de tonalizantes sem amônia, sem etanolaminas e sem oxidantes, que além de serem compatíveis com qualquer processo químico, revestem a fibra externa como um esmalte, protegendo as cutículas e evitando perda de hidratação do fio.

Tintura x gravidez. Hoje em dia, as tinturas estão liberadas para as grávidas? Há alguma restrição? Por que antigamente havia essa proibição, principalmente com relação à cor preta?

Não se recomenda o uso de colorações permanentes durante a gravidez, especialmente nos três primeiros meses, devido ao forte odor da amônia e aos intermediários de corantes que, embora sejam fortemente regulamentados pelas legislações internacionais, ainda são passíveis de causarem irritações à pele de determinadas pessoas, especialmente às gestantes que passam por transformações hormonais intensas durante este período.

As colorações mais escuras contêm, ainda, uma carga de corantes mais elevada, o que melhorou nos tempos modernos foi a qualidade dos princípios utilizados, bem como o cuidado com a pureza e a restrição ao uso de determinados corantes que foram banidos pelos órgãos de saúde internacionais.

Qual a diferença entre decapagem e descoloração?

Descoloração é feita no cabelo virgem para remover a pigmentação natural do fio, já a decapagem é o processo de limpeza com descolorante para a remoção de corantes artificiais em madeixas coloridas.

Qual o risco de descolorir o cabelo em casa?

Manchas, queda, irritação do couro cabeludo e queimaduras são alguns dos resultados que podem ser obtidos pela aplicação indevida de descolorantes por leigos.

É possível clarear cabelos castanho-escuros ou pretos sem descolorir?

Desde que sejam cabelos naturais é possível clareá-los em até três tons com colorações permanentes.

Quem tinge de preto e se arrepende, o que deve fazer? Dá pra arrumar com uma tintura mais clara? Qual o resultado?

Coloração não clareia coloração. A única forma de clareá-los é com uma decapagem.

Por que tem reflexos que ficam esverdeados?

Os cabelos ficam com reflexos esverdeados sempre que sobre tons claros (amarelados) se aplicam aos tons cinzas que têm por base o corante azul. Se a coloração cinza tiver por base corante violeta, isso não ocorrerá, já que a cor primária amarela e a secundária violeta (mistura das cores primárias azul e vermelho) irão neutralizar o tom amarelo, resultando em um reflexo bege muito apreciado pelas loiras.

Qual a diferença entre clarear e descolorir para fazer reflexos?

Em cabelos naturais, pode-se clarear algumas mechas com coloração permanente ou descolorir com descolorantes. Já nos cabelos coloridos podemos obter mechas recorrendo aos descolorantes.

veja também