Saiba quais devem ser os cuidados ideais para negras

Saiba quais devem ser os cuidados ideais para negras

Atualizado: Segunda-feira, 21 Novembro de 2011 as 9:20

Cor, pigmentação, melanina, células e glândulas são alguns dos fatores que diferenciam a pele das pessoas brancas e negras. Segundo a dermatologista Ligia Kogos, os negros tem caracteristicas curiosas e bem diferentes das dos brancos. "Este assunto é complexo e fascinante", afirma. Ligia explica que uma das melhores características da pele negra, de fototipo de 4 a 6, é já ter proteção solar 13 sem ter usado filtro solar. Já a pele branca, muitas vezes, pode ter fator 0.

Além disso, a célula que produz colágeno é maior nos negros. "A colagenase é menos ativa, o que deixa a pele muito mais firme", explica Ligia. Por outro lado, a pele negra é altamente vulnerável para o surgimento de quelóides, miniverrugas pretas, ferimentos ou espinhas. Por causa da grande quantidade de melanina, a pele pode ter hipergmentação e manchar com facilidade. "Pelo encravado, picada de inseto e o próprio atrito na pele ir escurecendo podem causar isso", explica. A camada de células mortas da pele negra também é muito maior e tem menos lipídios, que protegem a pele. Muitas vezes algumas partes, como mãos, pés e joelhos têm tendência a ficarem mais grossas.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados. "Tem que se proteger bastante. Para se depilar, a mulher não deve passar lâmina na pele sem um creme de proteção. Ela pode usar qualquer creme para que a lâmina deslize", detalha. Os homens também devem tomar um cuidado especial: "é fácil os pelos deles encravarem porque são crespos e acabam irritando a pele. A foliculite queloidiana da nuca é específica nos negros e causam lesões no corpo."

Uma dica para os homens é pingar 10 gotas de amoníaco em um copo de água comum e passar no rosto. Depois disso, pode fazer a barba com creme ou espuma, usar pós barba e gel com hidrocortizona para evitar a irritação.

O cabelo também merece cuidados especiais. "Os fios dos negros não são um cilindro perfeito, é elíptico, mais achatado e gira em espiral sobre seu próprio eixo. Pos isso tem menos água, nao é tão elástico e parte com facilidade", explica a dermatologista. É por esse motivo que 90% dos processos de alisamente quebram os fios no meio. Por incrível que pareça, Ligia diz que é importante usar produtos com formol porque são os únicos que não partem o cabelo. "Existem vários produtos aprovados pela Anvisa que podem ser usados tranquilamente. Os produtos com formaldeído são aconselháveis."

A famosa história que falam que negro parece nunca envelhecer tem um por quê. As fibras colágenas e as células que formam elastina e colágeno são maiores. "Os negros têm mais firmeza na pele porque a linha de colágenos é mais organizada. Eles não têm tendência em criarem aquelas rugas fininhas que aparecem com a idade", conta.

"Outra coisa boa é que as mulheres negras têm um bumbum que ninguém tem", brinca Lídia, que aproveita para explicar que, além de essa raça ter uma anatomia peculiar, possuem muitos colágenos e, se engordam, a gordura não é depositada na lateral como nas outras mulheres. "Vai tudo para tás e deixa o bumbum ainda mais empinado", finaliza.

Maquiagem

Já existem coleções de maquiagens 100% criadas para mulheres de pele negra. Por causa das glândulas sebáceas, que produzem muita secreção, a composição química da make é diferente. O silicone, ciclometicone e dimeticone impedem a perda de água do rosto e não deixam a pele oleosa, o que também faz a maquiagem durar mais tempo.

Hoje em dia existem maquiagens de ótima qualidade e com pigmentos ideais para pele negra. Segundo a maquiadora Rita Fischer, antigamente as peles ficavam cinzas por não terem matéria prima adequada, mas nos dias de hoje, as negras estão com pituras perfeitas.

Nos últimos tempos, a maquiagem clean - sem muitas cores e sem muita informação - também passou a ser uma das queridinhas das famosas como Sheron Menezes, Taís Araújo, Juliana Alves, Beyoncé, Halle Berry e Rihanna. "Esse tipo é sempre tendência, assim como o pretinho básico para as roupas", conta a maquiadora.

Rita explica que existem várias tonalidades de peles negras e não existe regra na hora da make. "As peles negras mais escuras e avermelhadas ficam bem com cores mais quentes como dourados, alaranjados, verdes mais densos e marrom escuro. As de tons mais claros e amarelados ficam bem com tons frios como verdes mais claros e azulados, rosados e chumbo", detalha.

Segredos básicos de maquiagem

Não importa a tonalidade da pele, o importante é sempre usar um bom prime antes de começar. "Também é importante ter pelo menos dois tons diferentes de base: um para o inverno e outro para o verão, já que a tonalidade da pele muda um pouco com as estações", explica Rita.

Para esconder olheiras e manchas, pode usar um corretivo que corresponda com a cor da pele. Mas cuidado! "Muito corretivo dá o aspecto de pele envelhecida e surte um efeito contrário, realçando ainda mais as olheiras".

Os batons que estão em alta hoje são os laranjas, vermelhos secos e rosas marcantes. "A boca está muito em evidência nas makes", explica. Rita aproveita para dar uma dica: "Se você usar um batom de uma tonalidade mais marcante, a make dos olhos tem que ser mais discreta."

No verão, o color blocking vai estar em alta para os olhos. "É a mistura de cores mais densas como o rosa forte com azul turquesa, amarelo com roxo, verde com vinho e laranja com roxo". Além disso, a moda é uma brincadeira de delineadores coloridos de um jeito despojado e alegre. "Lápis colorido é o hit do verão", finaliza.

veja também