Sua pele é sensível? A gente responde suas dúvidas

Sua pele é sensível? A gente responde suas dúvidas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

1. Quais as características desse tipo de pele?

Ela apresenta muita vermelhidão e vasinhos aparentes no rosto. Também reage com facilidade à mudança de temperatura, a alimentos apimentados e ao álcool e fica irritada, coça ou arde com o uso de alguns cosméticos. Existem dois subtipos: seco e opaco com descamação ou oleoso com tendência à acne. O principal problema do primeiro é que a função de barreira protetora da pele fica prejudicada. Já o segundo, apesar de ter a camada de defesa fortalecida pela própria oleosidade, sofre por causa das terminações nervosas mais sensíveis a determinados estímulos.

2. Que tipo de cosméticos devo usar?

Quem tem pele seca sensível deve recorrer a cremes e loções hidratantes para reforçar a função da barreira de defesa. Se a pele for oleosa sensível, recomenda-se evitar produtos de limpeza, como sabonetes e adstringentes, com muito detergente (que deixam a pele repuxada) e álcool (que causam ardor). De uma maneira geral, existem substâncias que predispõem à irritação e outras que acalmam a pele. Mas cada mulher vai reagir de forma diferente a determinado ativo. Por isso, os dermatologistas pedem para anotar os produtos (creme e maquiagem) que irritaram a pele e, assim, passar a evitá-los. Dá também para fazer no consultório um teste de contato que aponta agentes prejudiciais a você.

3. E se o produto causar irritação?

Ao suspender o uso do cosmético, espera-se que o problema desapareça em dois dias. Caso contrário, procure um dermatologista.

4. Qual o melhor filtro solar?

É bom lembrar que ter pele sensível não serve como desculpa para evitar o uso do filtro solar – ele deve ser aplicado todos os dias, tanto na cidade como na praia. Mas as substâncias que combatem os raios ultravioleta costumam ser bastante reativas para quem tem esse problema. Por isso, dê preferência aos cosméticos com filtro físico, como o dióxido de titânio e o óxido de zinco, que ficam depositados sobre a pele, refletindo a luz. Na dúvida, escolha um produto indicado para crianças – eles contam com uma fórmula de filtros 100% físicos.

5. Posso usar cremes que combatem o envelhecimento?

Claro que sim! Mas não vá experimentando todos as novidades. Procure um dermatologista para avaliar os ativos ideais para a sua pele e indicar a freqüência de uso. Por exemplo: se o tratamento será à base de ácido, melhor que ele seja manipulado em baixa concentração e aplicado apenas uma ou duas vezes por semana. Dessa forma, mais lenta, a paciente do tipo sensível não desiste do tratamento por causa de um possível incômodo.

6. Os tratamentos estéticos faciais estão liberados?

Depende. Os médicos contra-indicam peelings e microdermoabrasão justamente por removerem a camada de defesa da pele, o que pode aumentar ainda mais a sensibilidade. Por outro lado, os tratamentos que utilizam luzes, como o laser, a luz intensa pulsada e os leds (diodos emissores de luzes), beneficiam a pele sensível por cuidar da vermelhidão e dos vasinhos no rosto.

De olho no rótulo

Alguns ativos podem disparar a irritação, outros ajudam a acalmar a pele. Veja quais são as principais substâncias

Evite

álcool ácido lático mentol vitamina C tolueno (um conservante) propilenoglicol (um tipo de álcool) avobenzona (filtro solar) peróxido de benzoíla (presente em produtos antiacne) Use

aloe vera camomila gengibre malva enxofre zinco ácido salicílico feverfew (extrato de planta que acalma a pele)  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições