É fato que as espinhas escolhem de propósito os dias mais inoportunos para pipocarem na pele do rosto. Em um domingo chuvoso e preguiçoso, perfeito para ficar em casa, não há sinal delas, mas em dias de festas e baladas imperdíveis ou, na manhã das fotos para o álbum de formatura, lá estão as benditas, povoando rostos preocupados.
A boa notícia é que esse problema tem solução. A espinha não vai sumir de uma hora para outra, mas é possível disfarçá-la com truques de maquiagem.
A maquiadora e autora do blog DIY for Vixens Camila Irala ensina que o segredo está em, antes de besuntar o rosto todo com base ou corretivo, manter a pele hidratada. A pele ressecada não pode ser escondida com maquiagem. Pelo contrário, o problema aparece mais, ensina.
Depois de cuidar da hidratação você pode aplicar base em todo o rosto e cobrir as espinhas com corretivo ou, se achar que a base pode ser dispensada, vale usar só o corretivo de maneira pontual. O maquiador Elton Thadeu, do Studio W, recomenda aplicar o produto usando um pincel fino. Tem que ser muito detalhado, para não fazer a espinha aparecer mais em vez de escondê-la, diz.
Se precisar aplicar o corretivo sobre a espinha mais uma vez, nada de deslizar o dedo ou o pincel, senão você tira o corretivo que já estava na pele e não termina a maquiagem nunca. Tem que pressionar com o dedo, mas sem força, ensina Elton, que avisa que quem não tiver pincel em casa pode usar um cotonete.
O corretivo usado deve ser no mesmo tom da pele. Mas, se tiver um mais claro, tudo bem, desde que você passe pó no rosto todo depois. E na hora de escolher a textura do produto, dê preferência aos cremosos. O corretivo líquido é melhor para quem tem mais de 40 anos, porque marca menos, mas também tem menos cobertura. E não gosto daqueles corretivos em formato de batom porque são muito secos. O corretivo cremoso da MAC é o melhor, indica.
No entanto, é preciso cuidado. De acordo com a dermatologista Juliana Garavello, a maquiagem pode agravar a acne. Se for oleosa, pode causar mais obstrução dos poros, alerta. Por isso, o ideal é procurar produtos adequados à pele acneica. Existem diversos corretivos secativos no mercado brasileiro, como o LOreal Pure Zone e o da Marcelo Beauty. E marcas internationais têm linhas inteiras especiais para esses casos. A Clinique é uma delas, indica Camila Irala.
Caso a acne esteja em um grau mais avançado e em várias partes do rosto, só base e corretivo não ajudarão muito. Para esses casos, Elton indica o Camouflage Cream da Kryolan.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições