TV Cultura exibe documentário sobre a História da Moda no Brasil

TV Cultura exibe documentário sobre a História da Moda no Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 20 Maio de 2011 as 10:05

Quem gosta de moda não pode perder, nesta quinta-feira, o documentário 'História da Moda Brasileira', que será exibido na TV Cultura em duas partes, nos dias 19 e 26 de maio (duas quintas-feiras consecutivas), às 23h45, na faixa Cultura Documentários. O programa levanta o debate sobre a identidade da moda brasileira e vai buscar em depoimentos de inúmeras personagens do setor, alguma luz sobre o tema.

Nomes como Ronaldo Fraga, Costanza Pascolato, Alexandre Herchcovitch, Glória Kalil, Carlos Tufvesson, Lino Villaventura, Mary Del Priori e Elke Maravilha fazem parte do 'elenco', e são suas falas que servem de linha condutória do programa. O documentário abre mão de um narrador e prefere montar o discurso colando os depoimentos a imagens de acervo. Em alguns momentos, essa edição compromete o ritmo do programa, mas não tira dele a importância como registro inédito e profundo sobre o tema.

Dirigido pelo historiador de moda João Braga, por Luís André do Prado e por Tatiana Lohmann, o documentário é uma produção da Pyxis Editorial e Comunicação, com realização da Miração Filmes. Entre um depoimento e outro, surgem na telinha imagens de arquivo, que vão revelando, aos poucos, como foi construída a moda no País. Os discursos se entrelaçam num debate sobre a tal identidade brasileira na moda, a influência da Europa – especialmente da França -, as mesclagens étnicas e culturai resultantes dos diversos fluxos migratórios do País e o trabalho dos estilistas contemporâneos. O documentário mostra também um panorama que vai do surgimento dos costureiros no Brasil até a criação das escolas e das semanas de moda no Brasil.  

veja também