Vitaminas da beleza

Vitaminas da beleza

Atualizado: Sexta-feira, 16 Dezembro de 2011 as 10:24

Uma alimentação saudável e equilibrada só faz bem à nossa beleza: vitaminas e sais minerais deixam a pele lisa e suave, fortalecem as unhas, os dentes e as gengivas e proporcionam brilho aos cabelos.

Vitamina A  A ingestão de uma boa quantidade de vitamina A é a base para uma pele bonita e de aparência saudável. A vitamina A ajuda a manter a pele lisa e jovem, pois estimula a regeneração das células. Essa importante vitamina é formada pelo organismo a partir da ingestão de determinadas frutas e legumes que contêm betacaroteno. 

Como o betacaroteno não é bem assimilado pelo organismo, os alimentos que contêm essa importante substância devem ser cozidos com uma pequena quantidade de gordura para facilitar seu metabolismo. 

Dicas de alimentos: fígado, leite, gema de ovos, queijos gordurosos, sardinha, melão, manga, cenoura, batata doce, espinafre, ervilha, couve e abóbora.

Vitaminas do complexo B Para a regeneração contínua da pele, dos cabelos e das unhas, as vitaminas do complexo B são imprescindíveis. Entre as mais importantes está a vitamina B6, cuja função é formar o colágeno necessário para garantir um tecido conjuntivo mais forte. A biotina, conhecida também como vitamina H, pertence ao grupo das vitaminas do complexo B e auxilia na proteção de células epiteliais e capilares.

Dicas de alimentos: A maior parte da tiamina (B1) é encontrada em alimentos como cereais e pães. Outras fontes são miúdos, carne de porco, nozes, ervilha e feijão. A riboflavina (B2) pode ser encontrada em laticínios, carnes, peixes, aspargos, brócolis, frango e espinafre. A niacina (B3) está em carnes e cereais. Frango, peixe, porco, ovos são ricas fontes de piridoxina (B6). 

Vitamina C A vitamina C acelera a produção de colágeno nas células e é fundamental para que tenhamos uma pele e gengiva saudáveis. Como a vitamina C é destruída com o calor, os alimentos ricos nessa vitamina devem ser consumidos crus. 

Dicas de alimentos: A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos e brócolis. 

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