MENU

Saúde

34 milhões vivem com Aids no mundo

34 milhões vivem com Aids no mundo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

Condenada por especialistas, a percepção da população de que a Aids é uma doença “não tão perigosa” tem até respaldo em dados da ONU (Organização das Nações Unidas). A Unaids, agência da ONU responsável pelo combate a essa doença, divulgou neste mês um relatório que aponta que cada vez menos pessoas morrem de Aids no mundo. Novas infecções pelo HIV foram reduzidas em 21% desde 1997. As mortes por doenças relacionadas à Aids caíram 21% desde 2005. 

A Unaids estima que 700 mil mortes relacionados à Aids tenham sido evitados no ano passado - número que pode ser atribuído ao acesso aos medicamentos antirretrovirais, a que 47% dos infectados no mundo têm acesso. Atualmente, 34 milhões de pessoas no mundo viviam com Aids em 2010, segundo relatório da Unaids (escritório da ONU de combate a Aids), o que é praticamente equivalente a população do Canadá.

Ainda assim, a Unaids estima que cerca de 7.400 novas infecções por HIV ocorrem por dia no mundo e 4.945 mortes relacionadas a doença por dia. 

O Ministério da Saúde do Brasil conta aproximadamente 30 mortes por dia (11 mil mortes por ano). No último boletim epidemiológico da pasta, foram contabilizados 608 mil casos de Aids de 1980 até hoje. Nesse mesmo período, 241.469 pessoas morreram em decorrência dessa doença.  A intenção do Ministério da Saúde é mostrar que, apesar da diminuição, a doença ainda deve ser levada a sério.

O lado ruim dessa “sensação de controle da Aids” é a diminuição do financiamento dos programas nas causas da crise, de acordo com um relatório publicado nesta quarta-feira (30) pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Unaids. 

- As pressões financeiras sobre os orçamentos das ajudas nacionais e estrangeiras fazem pairar uma ameaça sobre os progressos impressionantes realizados até o presente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições