Para aumentar a expectativa de vida em pelo menos dez anos é preciso manter alguns hábitos saudáveis dentro da rotina, segundo um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unido.
Fazer exercícios regularmente, manter o peso, comer de maneira equilibrada, não exagerar no álcool e fugir do cigarro reduz em 82% o risco de vida por acidentes cardiovasculares e em 65% o risco de morrer por câncer.
Os pesquisadores estudaram os hábitos de 78.865 mulheres e 44.354 homens durante décadas e consideraram como saudável: não fumar, ter um IMC (índice de massa corporal) entre 18,5 e 24.9 kg/m2, praticar atividades físicas pelo menos 30 minutos todos os dias, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso (no máximo cinco taças de vinho para mulheres e duas para homens diariamente) e manter uma alimentação saudável.
Ao final do estudo, estimou-se que as mulheres com 50 anos que não incorporam nenhuma dessas estratégias vivem, em média, mais 29 anos – chegando aos 79. Já os homens cinquentões atingem os 75. Por outro lado, os que seguem à risca todos aqueles itens salutares alcançavam os 93 anos (sexo feminino) e 88 anos (masculino).
Frank Hu, presidente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, afirmou que o estudo ressalta a importância de seguir uma rotina saudável para impulsionar a longevidade da população.
“De qualquer forma, aderir a essas mudanças é algo que leva tempo”, disse ele em comunicado à imprensa. Ele acredita que isso será alcançado através de políticas públicas para apoiar e promover um estilo de vida balanceado.
Fonte: Saúde É Vital
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições