MENU

Saúde

Acidentes domésticos, previna e trate corretamente

Acidentes domésticos, previna e trate corretamente

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

É comum ouvirmos a expressão acidentes domésticos, mas pouco se sabe em que quantidade ocorrem, como tratar e prevenir; muitas vezes nem as vítimas em potencial sabem que são elas os principais "alvos".

No Pronto Socorro do Hospital Santa Marina, por exemplo, as maiores ocorrências são com idosos e crianças, que se machucam na cozinha com vidros e facas, se queimam no fogão ou com o ferro de passar, batem a cabeça em armários, portas e janelas, ou que simplesmente caem por causa de um tapete mal colocado. "O atendimento às crianças aumenta nas férias escolares de verão e em finais de semana quentes, porque ficam mais agitadas e passam mais tempo em casa", contou o Dr. Oswaldo de Souza Campos, chefe do Pronto Socorro do Hospital Santa Marina.

"Para evitar acidentes em casa é importante não haver tapetes soltos e pisos escorregadios. As crianças devem ficar longe da cozinha e os idosos precisam ser cuidadosos ao manusear facas, lavar louça e abrir latas. Pequenos degraus, saliências e escadas sem corrimãos são uma armadilha. Recomenda-se sempre o uso de sapatos que se firmem adequadamente nos pés", aconselhou o médico.

As queimaduras são bem comuns, tanto com fogo, quanto com líquidos e óleos quentes, e cheias de mitos; passar manteiga, esfregar no cabelo e colocar gelo, são alguns dos tratamentos que se ouve por aí, mas o que de fato precisa ser feito passa longe dessas crenças. "É preciso retirar imediatamente as vestes que estiverem recobrindo a área afetada e colocar rapidamente a região queimada sobre água corrente fria (não gelada). Essas medidas visam diminuir a temperatura local e evitar a progressão e aprofundamento da queimadura na pele. Não se deve usar cremes, pomadas ou soluções de qualquer tipo e é importante cobrir a área afetada com tecido de algodão limpo e seco, ou mesmo um plástico limpo. Dependendo da extensão da área queimada, procurar um Pronto Socorro assim que terminados os primeiros atendimentos", explicou.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições