Alimentação x depressão

Alimentação x depressão

Atualizado: Terça-feira, 24 Junho de 2008 as 12

Certos nutrientes exercem um efeito benéfico sobre as substancias químicas do cérebro responsáveis pelo humor. Alguns pesquisadores acreditam que o aminoácido essencial triptofano pode exercer um papel importante na função cerebral normal, porque estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão.

As pessoas deprimidas tendem a consumir alimentos ricos em carboidratos complexos, que parecem ter um efeito favorável na produção de serotonina. Alimentos ricos em carboidratos complexos também ajudam o organismo a absorver triptofano.

Você pode combater a depressão ingerindo alimentos ricos em vitaminas do Complexo B. A falta de folato, importante vitamina do complexo B, costuma estar associada a casos de depressão. Pesquisas mostram que pessoas deprimidas podem também apresentar baixos níveis de vitamina B12. Pode haver uma relação entre os baixos índices de vitamina B12 e folato e o desequilíbrio do metabolismo das substancias químicas do cérebro associadas com o controle do humor.

A vitamina B12 age com o folato e a vitamina B6 para reduzir a homocisteína, aminoácido associado à depressão. A vitamina B12 auxilia na conversão da homocisteína em outras substâncias, prevenindo assim seu acúmulo na corrente sangüínea. A vitamina B6 também pode ajudar na fabricação de enzimas responsáveis pelo metabolismo de certas substâncias químicas que regulam o humor, como a serotonina e a dopamina.

Os ácidos graxos ômega-3, geralmente ausentes da alimentação da maioria das pessoas, são abundantes no cérebro e essenciais para o funcionamento cerebral. Apesar de não se saber exatamente como os ácidos graxos ômega-3 regulam o humor, descobertas recentes apontaram para uma correlação entre baixos índices desses compostos e a depressão.

Alimentos

Nutrientes

Benefícios para a saúde

Frutos-do-mar

Peixes-gordurosos

Ácidos-graxos-ômega-3

Essas gorduras são vitais para o funcionamento normal do cérebro e estão associadas a uma incidência menor de depressão.

Aspargo

Ervilha

Folhas-para-salada

Lentilha

Folato

Acredita-se haver uma relação entre a deficiência de folato e as falhas do metabolismo de substâncias químicas associadas ao controle do humor.

Aves

Banana

Ervilha

Laticínios

Triptofano

O triptofano é um precursor da serotonina, um neurotransmissor cerebral associado à redução da depressão.

Banana

Batata

Ervilha

Vitamina B 6

Essa vitamina ajuda na fabricação das enzimas responsáveis pelo metabolismo de certas substâncias químicas nervosas que regulam o humor.

Aves

Frutos do mar

Laticínios

Peixes gordurosos

Vitamina B 12

A deficiência dessa vitamina está relacionada com a depressão.

Postado por: Claudia Moraes

veja também