Bagunça gera preconceito. Pesquisadores holandeses mostraram como um ambiente sujo e caótico promoveu estereótipos e discriminação contra minorias nas pessoas que passaram por ele.
"Estereótipos que estão por trás da discriminação se tornam ativados por, digamos, um saco de lixo, ou o próprio lixo no chão", disse Siegwart Lindenberg, da Universidade de Groningen.
Em uma greve de lixeiros em uma estação de trem na Holanda, Lindenberg e um colega entrevistaram 40 passageiros, metade de cada sexo e todos brancos.
Eles tinham de julgar se certas características se aplicam a três grupos: muçulmanos, homossexuais e holandeses. Havia traços positivos, como "leais" e "tolerantes", e negativos, como "agressivos".
"Quando a estação de trem não tinha sido limpa, os participantes estereotipavam significativamente mais", concluiu o trabalho, publicado na "Science".
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições