Amêndoas não podem ser consideradas boa fonte de cálcio

Amêndoas não podem ser consideradas boa fonte de cálcio

Atualizado: Sexta-feira, 12 Março de 2010 as 12

Pergunta: Li certa vez que as amêndoas são uma boa fonte de cálcio. Mas também li que podem bloquear a absorção de cálcio. Qual das duas afirmativas é a correta?

Resposta: Amêndoas contêm cálcio em quantidades significativas, mas, de acordo com a definição do governo, elas não oferecem quantidade suficiente por porção para serem classificadas como uma boa fonte de cálcio. Além disso, certa quantidade de cálcio pode ser quimicamente bloqueada na absorção.

"No geral, você obtém alguma quantidade de cálcio ao comer amêndoas, mas a um custo calórico muito alto em comparação a outros alimentos, como leite", disse Christina Stark, nutricionista da divisão de ciências alimentares da Cornell University.

A quantidade de cálcio presente numa xícara de amêndoas integrais, 378mg, é pouco maior que a de uma xícara de leite, cerca de 300mg, mas você estaria consumindo cerca de oito vezes mais calorias, disse Stark.

A definição da FDA diz que, para ser uma boa fonte de nutriente, a quantidade de referência de um alimento deve fornecer de 10% a 19% da quantidade diária recomendada. Esse valor para o cálcio é de 1.000mg, e a quantidade de referência para nozes é de 30g, explicou Stark. Uma porção de 30g de amêndoas deveria fornecer pelo menos 100mg de cálcio; assim, mesmo se todo o cálcio (75mg) da porção de 30g fosse absorvido, as amêndoas não seriam qualificadas como uma boa fonte de cálcio, disse ela.

Amêndoas contêm oxalato e magnésio, assim como cálcio, disse Stark. O oxalato pode se unir ao cálcio e ao magnésio para formar sais insolúveis. "É provável que o oxalato se una a uma parte do cálcio e/ou do magnésio e reduza sua disponibilidade", explicou.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também