MENU

Saúde

Ao invés de seis, duas boas porções ao dia pode ser mais saudável

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:01
dieta
dieta

Aqueles que buscam o corpo perfeito sem gordurinhas localizadas, encontram dietas ideais para seguir, se alimentando pouco. Segundo uma pesquisa do Instituto de Medicina Clínica e Experimental em Praga, República Tcheca, duas grandes refeições saudáveis podem ser mais eficazes que seis leves para controlar níveis de açúcar no sangue e peso.

Foram analisados 54 pacientes, com idades entre 30 e 70 anos, em tratamento para a diabetes tipo 2, que normalmente é controlada por dieta. Todos foram convidados a seguir um dos dois modelos de alimentação, sendo que ambos continham 500 calorias a menos que a quantidade diária recomendada.

Logo, 27 saborearam seis pequenas refeições durante 12 semanas, enquanto os outros tinham duas grandes refeições saudáveis: café da manhã e almoço. Depois desse período, os grupos inverteram as dietas, que seguiram por mais três meses.

Os pesquisadores mediram o conteúdo de gordura no fígado, sensibilidade à insulina, peso corporal e a função das células beta pancreáticas, que produzem insulina. O peso caiu em ambas as dietas, mas houve perda maior quando apostaram nas duas refeições diárias: 3,7 kg em comparação com 2,3 kg para os que estavam com muitas refeições leves. O mesmo aconteceu com o conteúdo de gordura do fígado e nas outras substâncias críticas para os diabéticos.

Foi detectado pelos cientistas a necessidade de mais estudos sobre o assunto, com período mais longo e com mais participantes, para constatar a recomendação de frequência alimentar.


Com informações de: Terra 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições