As dúvidas das grávidas

As dúvidas das grávidas

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 1:04

Por mais preparada que a mulher se sinta para engravidar e encarar o desafio de ser mãe, a gestação sempre gera muitas dúvidas, e às vezes, alguns temores. Como estará o meu bebê? Qual será o seu peso? Será que ele me escuta? Será que ele sente o mesmo que eu sinto?

“Com frequencia vemos que o esclarecimento por parte dos médicos sobre as fases da gestação e um conhecimento da mulher sobre as mudanças que o seu corpo sofrerá torna a gestação muito mais prazerosa e tranquila”, afirma a ginecologista e obstetra Dra. Denise Gomes.

E não pensem que as mamães de segunda, terceira ou quarta viagem tiram todos os desafios da gestação de letra. Não, cada gravidez é única e exclusiva. E nenhuma mulher está livre de sentir algo diferente, ter uma dúvida ou um receio novo em cada gestação.

A fim de esclarecer as futuras mamães, a Dra. Denise Gomes elaborou um resumo dos principais eventos de cada mês de uma gestação, e algumas dicas que com certeza vão contribuir nestes 9 meses de muitas mudanças!

Primeiro mês: Ocorre a formação dos principais órgãos e sistemas do corpo do embrião; o broto cardíaco já bombeia sangue, podendo ser visto e auscultado pelo ultrassom; ocorrem movimentos espontâneos do embrião; desenvolvem-se mãos, pés, dedos, olhos, nariz e orelhas. Peso aproximado: 2 gramas.

Segundo mês: Inicia a formação dos ossos do esqueleto e crescem os membros superiores; o intenstino torna-se visível pelo ultrassom e a urina começa a ser produzida e lançada no líquido amniótico. Peso aproximado: 12 a 14 gramas.

Terceiro mês: Observa-se um crescimento fetal bastante acelerado e o crescimento dos membros inferiores; os ossos fetais são claramente visualizados e os olhos começam a se movimentar; o padrão do cabelo é definido e a genitália externa pode ser reconhecida. Peso aproximado: 120 gramas.

Quarto mês: É um mês muito feliz, pois as futuras mamães começam a perceber os movimentos fetais; no feto são visíveis sobrancelhas e cabelo; nas meninaso útero é formado e nos meninos os testículos descem para a bolsa escrotal. Peso aproximado: 280 gramas.

Quinto mês: Os fetos ganham bastante peso e a barriga das mamães crescem bastante; os olhos já piscam e movimentam-se rapidamente; já nota-se presença de unhas nos dedos das mãos; inicia o desenvolvimento pulmonar e os futuros bebês passam a escutar e soluçar. Peso aproximado: 500-1000 gramas.

Sexto mês: Os pulmões tornam-se aptos a respirar o ar, o que garante uma chance de sobrevida aos bebês que nascem prematuramente; os olhos abrem-se; nota-se gordura subcutânea, unhas nos dedos dos pés, penugem e cabelo bem desenvolvido; amadurece o sistema nervoso central. Peso aproximado: 850-1700 gramas.

Sétimo mês: Os futuros bebês crescem bastante e começam a sentir a presença da luz; a pele torna-se rosa e lisa e ocorre grande acúmulo de gordura branca sobre a pele. Peso aproximado: 1300-2200 gramas.

Oitavo mês: Os pulmões ficam amadurecidos e os fetos ficam mais “gordinhos”; adquirem firmeza para segurar com as mãos, finalizam o seu desenvolvimento e ficam na posição final para o parto. Peso aproximado: 2000-3400 gramas.

Nono mês: Próximo ao parto, o feto penetra a bacia e a barriga “desce”. Peso

aproximado: 2800-3900 gramas.

Tendo em mente todos esses eventos, podemos entender que:

- Os primeiros três meses da gravidez são importantíssimos, apesar da mulher nem se sentir grávida. Todos os órgãos se formam neste período e as mamães podem evitar algumas mau-formações fetais se tomarem alguns cuidados como:

não fumar; não ingerir bebida alcoólica, drogas ou medicamentos sem prescrição médica; realizar acompanhamento pré-natal e tomar as vitaminas prescritas;  manter uma alimentação saudável, evitando carnes cruas , futas ou verduras cruas sem a devida higienização.

 - É comum a “barriguinha” só começar a crescer por volta do 5º mês de gestação, por isso mamães, não fiquem preocupadas quando alguém disser:

“Nossa, você está grávida, nem parece!”.

- Não se preocupem em ganhar peso nos primeiros três meses de gestação.

Nesta fase são comuns os enjôos e a redução do apetite, e os fetinhos não precisam de gordura. Aliás, é bem comum e normal emagrecer neste período.

- A partir do 5º mês os bebês já escutam. Por isso, conversem com os seus filhos, cantem para eles, e evitem qualquer situação de desentendimento ou emoções ruins.

- Não se preocupem se a barriga diminuir no último mês de gestação, isso significa que o seu bebê está se encaixando na sua bacia e se preparando para nascer!

veja também