MENU

Saúde

Asma, um problema de saúde pública

Asma, um problema de saúde pública

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A prevalência da asma vem aumentando significativamente nos últimos dez anos. De acordo a OMS, cerca de 100 a 150 milhões de pessoas são vítimas da doença em todo o mundo. No Brasil, calcula-se que aproximadamente 10% da população sofram de asma.

A asma é uma doença inflamatória em que as vias aéreas se contraem, dificultando a respiração. Os sintomas, que podem ser extremamente desconfortáveis para os pacientes e para os que estão ao seu lado, incluem tosse, chiado, aperto no peito e dificuldades de respiração.

Sabe-se que a asma é uma resposta a determinados fatores desencadeantes existentes no ambiente, tais como pólen, cigarro, mudanças climáticas, determinadas infecções virais e exercício. Esses fatores desencadeantes variam de uma pessoa para outra, mas a resposta é semelhante. Nas pessoas asmáticas, as paredes das vias aéreas se tornam cronicamente inflamadas e, na presença de um fator desencadeante, os músculos ao redor das vias aéreas se contraem e as vias aéreas também se estreitam, dificultando  a respiração.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições