MENU

Saúde

Assistir televisão aumenta a pressão arterial em crianças, aponta estudo

Assistir televisão aumenta a pressão arterial em crianças, aponta estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Crianças que passam mais tempo em frente à televisão apresentam níveis mais elevados da pressão arterial, quando comparadas com aquelas que encontraram outras coisas para fazer, como ler ou desenhar.

A combinação de todo o tempo dispendido em frente à televisão, além dos jogos de vídeo e computadores, foi  significativamente correlacionada com um aumento da pressão arterial sistólica (máxima) em 111 crianças.A conclusão é do Dr. Joey C. Eisenmann, da Michigan State University em East Lansing (Estados Unidos).

Os autores observaram que não havia um efeito sobre a pressão arterial, quando o tempo total de inatividade era avaliado.Este achado sugere que os resultados do estudo não podem ser explicados meramente pelo sedentarismo.O risco relativo de aumento da pressão sistólica foi 30% maior nas crianças que permaneciam mais tempo em frente à televisão. Os resultados dos estudo foram ajustados para outros fatores de confusão, como idade, sexo, altura e gordura corporal.

Por outro lado, o tempo total de inatividade, incluindo atividades como a leitura, desenho ou jogos de tabuleiro, não foi significativamente associada com uma elevação pressão arterial.

Os autores do estudo disseram que estes achados sugerem que "outros fatores", que acompanham a televisão e outras atividades orientadas para vídeo, e não a falta de exercício por si só, provavelmente explicam estas conclusões.Com base em pesquisas anteriores, os autores do estudo acreditam que o alto teor de gordura e sal, contidos nos lanches que são comidos enquanto se assiste televisão, poderão ter contribuído estes resultados.   

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições