Atenção às sopas instantâneas

Atenção às sopas instantâneas

Atualizado: Quarta-feira, 18 Junho de 2008 as 12

Muitas pessoas estão aderindo ao "sucesso" das sopas instantâneas para chegar ao peso ideal. Com as diversas opções de sabores e a chegada do inverno, o alimento parece ainda mais atraente. Entretanto, apesar de certa forma funcionar, nutricionistas alertam para os inconvenientes de tornar o consumo dessas sopas um hábito.

De acordo com a nutricionista Márcia Madeira, professora da área de tecnologias de alimentos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, as sopas instantâneas não devem servir como substituição de refeições por ter pouca proteína e quantidades insuficientes de vitaminas.

"Para uma emergência ou em dias frios como uma opção, tudo bem, pois elas são melhores que alguns sanduíches, são ricas em gomas [moléculas de carboidratos, formado por mais de um tipo monossacarídeo (açúcar)] e têm baixa caloria", afirma.

A nutricionista explica que mesmo as sopas caseiras não são aconselháveis como única fonte de alimento. "Não vão sustentar as necessidades de um organismo, pois o princípio da nutrição é uma alimentação equilibrada em quantidade, tipos e variedades", ressalta.

A quantidade de sódio nas sopas instantâneas é maior do que em sopas caseiras, por isso pode contribuir para doenças da tiróide, vasculares cerebrais e estomacais. Entretanto, segundo a especialista, essas enfermidades são multifatoriais. "Não se pode culpar um único elemento para essas doenças. Além disso, se consumir somente sopa (em um caso extremo) durante muito tempo, a pessoa poderá ter outros problemas, como hipovitaminose e anemia", revela.

Se o tempo sugere sopa, a nutricionista orienta que se prefiram as caseiras e que se coloquem carnes (músculo, frango ou peixe), por serem ricas em proteína, além de legumes ou grãos. "Os cremes de palmito, cebola e aspargos também são boas opções e não são muito calóricos", frisa.

As sopas são indicadas principalmente no período da noite. "Como as sopas são líquidas, a sua digestão é mais rápida e mais fácil, porém não podemos comparar com uma refeição tradicional", conclui.

Postado por: Claudia Moraes

veja também