MENU

Saúde

Auditoria em Odontologia: uma nova carreira

Auditoria em Odontologia: uma nova carreira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Hoje, no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas têm plano de saúde. Destas, 11,2 milhões têm planos odontológicos. Segundo dados da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, a maior parte dos beneficiários de planos odontológicos está no Sudeste, com destaque para as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, que juntas, representam mais de 30% desse segmento. Outras cidades que se destacam neste setor são Salvador, Belém e Curitiba. O setor, formado por 493 operadoras de planos de saúde, é hoje sustentado pela carteira de clientes corporativos. Dados do Sinog - do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo - dão conta de que cerca de 85% dos planos são contratados de forma coletiva.

"Com a consolidação do setor de saúde suplementar e a expansão dos planos odontológicos, uma nova carreira foi aberta para o cirurgião-dentista, a do auditor odontológico. Acompanhando as tendências deste novo mercado, abrimos um Curso de Auditoria em Odontologia para preparar adequadamente o cirurgião-dentista a prestar serviços para os planos de saúde odontológicos", afirma o  Prof° Dr. Alênio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do CETAO, Instituição de Ensino Superior – Extensão e Pós-Graduação em Odontologia.

Dentre as atribuições do auditor da área odontológica estão a análise do plano de tratamento proposto pelo cirurgião-dentista credenciado, o acompanhamento e a análise da documentação odontológica, verificando sua consistência, indicação e ocasião da realização do tratamento. "O objetivo do auditor é equilibrar esta equação de saúde, observando os procedimentos autorizados pelas operadoras, conforme o plano contratado, visando sempre compatibilizar a preservação da saúde dental e sistêmica do paciente com o que de melhor o plano oferece. Caso haja algum questionamento em relação ao que foi determinado pelo dentista que atende o beneficiário, o problema é discutido com o auditor odontológico", explica o Prof. Elias Cecílio Neto, coordenador do Curso de Auditoria em Odontologia do CETAO.

Habilidades de comunicação e de negociação são essenciais para este profissional e devem ser aprimoradas, porque na auditoria odontológica, a interação com pacientes, com especialistas de ponta e com outros colegas de profissão é muito maior. "Este profissional também deve estar inteirado sobre as novidades em procedimentos e técnicas odontológicas, deve conhecer a legislação da área, ter conhecimentos básicos de estatística, informática e gestão empresarial para fazer o controle e a previsão do mercado e saber transmitir estes dados à diretoria da empresa", diz o  Prof. Elias Cecílio Neto.

"Durante o Curso de Auditoria em Odontologia, procuramos transmitir aos alunos nossa visão e experiência prática sobre a profissão. É preciso um conhecimento mais profundo das diversas especialidades, atualização constante, ética, compromisso legal e administrativo para se fazer auditoria odontológica com qualidade", afirma Neto.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições