MENU

Saúde

Aulas de body dão dinamismo ao treino na academia

Aulas de body dão dinamismo ao treino na academia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, academia não é mais sinônimo de puxar ferro. Hoje, existem inúmeras aulas aeróbicas, que reúnem dança, step, movimentos de luta e até técnicas orientais, as chamadas body. Body step, Body pump, Body balance, entre outras opções integram a turma de modalidades trazidas ao Brasil pela empresa Body Systems. A seguir, você descobre os benefícios de cada aula e qual delas tem mais a ver com o seu estilo.  

Body step: a aula é composta de passos simples executados em cima de plataformas de alturas variadas (steps). Ele ajuda a tonificar e enrijecer, principalmente coxas e glúteos por meio de exercícios específicos durante 60 minutos, quando são gastas até 750 calorias. A aula é mais intensa e motivadora porque utiliza o sistema de pré-coreografia, ou seja, cada aula é previamente preparada pelo professor e acompanhada por músicas vibrantes.

"Neste programa, o aluno não se preocupa em decorar uma coreografia complexa e difícil, e assim, pode aproveitar ao máximo os resultados proporcionados pelos exercícios, que são simples, mas eficazes", diz o professor de educação física Sandro Costa, membro da equipe da Body Systems. A intensidade do treino cardiovascular atlético pode ser controlada conforme a altura do step e alteração da amplitude dos movimentos.

Body pump: movimentos simples, descomplicados e com baixo grau de impacto com barras e anilhas compõem esta aula. Com duração de 60 minutos consiste em no mínimo 100 repetições de exercícios para cada grupo muscular, com gasto médio de 500 calorias. A sessão começa com exercícios de pernas, quadríceps e glúteos. Depois, peitorais, seguido do alto, médio e baixo dorso. Uma vez aquecido o tronco, é a vez dos braços (bíceps e tríceps) e dos ombros (trapézios). A atenção retorna às pernas, para a parte final do treino, quando a aula termina com abdominais, alongamentos e relaxamento.

A modalidade não promove aumento excessivo da massa muscular, pois desenvolve somente a tonificação dos músculos. Recordista absoluto de audiência em 6.500 academias de 50 países, do acordo com a Body Systems, essa aula proporciona ganhos de força, resistência, postura e definição muscular para mais de três milhões de praticantes no mundo, graças à simplicidade. "Atraente para mulheres e homens de todas as idades, esse treinamento é ideal tanto para as pessoas que estão iniciando a inclusão de uma atividade física na rotina, devido a seu baixo grau de complexidade, quanto para aquelas que já praticam alguma atividade e que procuram uma aula motivadora e com intensidade regulável", explica Sandro.

Body Jam: aperfeiçoar a condição física com doses de relaxamento e diversão é a proposta da aula de dança que mistura ritmos latinos, funk, street, dance, techno, hip-hop e jazz durante 55 minutos de atividades. "O programa também proporciona melhora do condicionamento físico, já que os procedimentos são bem parecidos com os de uma aula de ginástica normal", diz o professor. Os exercícios aeróbicos são executados como passos de dança: embalado por músicas que remetem ao clima de uma danceteria, o aluno queima as calorias dançando. Em uma aula, o gasto calórico médio é de 600 kcal. "A queima das gorduras, no entanto, depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico do aluno", explica Sandro.

Os resultados são rápidos e eficientes. O body jam garante melhora do condicionamento cardiovascular, desenvolvimento da coordenação motora e evolução cardio-respiratória, além de promover aumento da consciência corporal, aprimorar a qualidade de movimento e o desenvolvimento da noção de ritmo, pelo fato de trabalhar com a dança. Também queima calorias e, por ser uma aula pré-coreografada, dá segurança ao aluno, que não tem que aprender movimentos novos a cada dia; ele decora as coreografias de acordo com o seu rendimento.

Body attack: basicamente atlético, o programa é desenvolvido para pessoas em busca do condicionamento físico ideal e apresenta resultados de alto rendimento, com gastos de até 800 calorias por aula. Ele oferece alta intensidade de treinamento cardiovascular completo por meio de princípios simples, em que alia exercícios para a parte superior e inferior do corpo, com foco no aumento de força, resistência e estabilização.

O Body attack utiliza a metodologia de intervalos, em que são combinados exercícios aeróbicos de alta intensidade com trabalhos de força e estabilização, que possibilita ganhos elevados para quem pretende queimar calorias e também ganhar força muscular. "As aulas são recomendadas para alunos com um preparo físico de intermediário a avançado e contam com alto grau de motivação", diz Sandro.

Body combat: descarregar raivas e frustrações em um inimigo imaginário e, assim, diminuir o estresse diário. Exercícios que estimulam o alívio mental ao mesmo tempo em que movimentam o corpo são o destaque desta aula. Com utilização apenas de um par de luvas, faixa de proteção para as mãos e corda, os alunos aprendem técnicas de socos e chutes que envolvem deslocamentos e movimentos baseados em golpes de diferentes artes marciais como karatê, judô, tai-chi-chuan, kick boxing, kung-fu e tae-kon-do. Todos os movimentos são adaptados para aula de ginástica.

A aula de 60 minutos tem como diferencial o fato de os alunos aprenderem técnicas de defesa pessoal sem ter contato de luta uns com os outros. Ela queima até 750 calorias e é indicada para homens e mulheres que buscam resultados rápidos e eficientes, aliados à adrenalina estimulada pelos exercícios. É também uma alternativa menos constrangedora para alunos iniciantes, devido ao seu baixo grau de complexidade, e uma opção bastante procurada por quem já pratica algum tipo de atividade física e deseja uma aula desafiadora, que reúna movimentos intensos, explosivos e dinâmicos. O programa não tem contra-indicações pois não envolve peso, sobrecarga ou impacto. Ao contrário, ele desenvolve a coordenação motora, lateralidade e agilidade. É o aluno que controla os movimentos, respeitando seus limites e aumentando a intensidade conforme o número de aulas feitas e o domínio da coreografia.

Por Ana Maria Madeira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições