Band-aid "açucarado" ajuda na recuperação de cirurgia

Band-aid "açucarado" ajuda na recuperação de cirurgia

Atualizado: Terça-feira, 1 Junho de 2010 as 2:11

Um composto encontrado em sprays altobronzeadores pode ajudar a curar a pele cortada mais rapidamente após a operação, segundo estudo publicado por cirurgiões plásticos do Hospital Presbiteriano de Nova York e por biomédicos da Universidade de Cornell, em Ohio, também nos Estados Unidos, onde o composto está sendo desenvolvido em forma de gel. Ele será inserido internamente na pele, como protegendo o tecido como um band-aid.

O gel é composto por polietilenoglicol (produto feito à base de glicose indicado para uso cosmético e farmacêutico) e policarbonato de dihidroxiacetona (que dá a consistência de gel) e deve ajudar a fechar as feridas causadas pela cirurgia.

Procedimentos para remover o tecido canceroso da mama costumam deixar um espaço vazio que se enche de fluido líquido, conhecido como seroma, que geralmente tem de ser drenado por um dreno implantado.

Em forma de gel, o composto tem a capacidade de manter os tecidos em conjunto, impedindo que entre seroma no tecido, como um interno band-aid, explica David Putnam, biomédico e o líder da pesquisa.

O objetivo é que o gel possa potencialmente ser usado em todas as diferentes cirurgias reconstrutivas para evitar a formação deste seroma. Isso porque a nova substância em gel poderia atuar como uma cola junta a cavidade onde ficou depositado o fluído, segundo o cirurgião plástico e coautor do estudo, Jason Spector.

veja também