Café da manhã, um bem necessário

Café da manhã, um bem necessário

Atualizado: Quarta-feira, 16 Abril de 2008 as 12

A velha história de que o café da manhã é a principal refeição do dia tem total fundamento. Pesquisa realizada com 2.200 adolescentes pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostra que aqueles que se alimentam antes de sair de casa costumam manter uma dieta saudável ao longo do dia e são muito mais ativos fisicamente do que os que pulam essa refeição.

O nutricionista do Armazém Brazileiro, Rafael Cacavallo, confirma algumas observações: ?As pessoas que não têm o costume de se alimentar pela manhã geralmente ?compensam? no restante do dia, consumindo maior quantidade de alimentos nas outras refeições ou abusando de guloseimas calóricas e gordurosas no decorrer do dia, as famosas beliscadas fora de hora?.

Ainda de acordo com o estudo, os jovens que saem de casa para a escola ou trabalho de estômago vazio tendem a ganhar mais peso e serem menos ativos.

Segundo Rafael, o desjejum é uma refeição importantíssima pois é a primeira oferta de nutrientes ao organismo depois de horas de repouso e jejum, sendo também a refeição que nos dá o combustível para iniciarmos nossas atividades do dia. É considerado, portanto, a principal refeição do indivíduo.

O Armazém Brazileiro, indústria que tem como lema resgatar receitas tradicionais familiares e oferecer produtos simples, saudáveis e de qualidade, feitos com ingredientes naturais e com o sabor incomparável da verdadeira culinária brasileira, traz no seu portfólio diversas opções que podem fazer parte de uma alimentação saudável e, além de fornecer energia e nutrientes importantes, fazem você começar bem o dia. O nutricionista Rafael Cacavallo dá as dicas:

- Biscoito de Queijo: Oferecido nos sabores Tradicional ou com ervas de Provence esse extraordinário quitute salgado típico da região centro-oeste do Brasil já tem lugar garantido nas mesas de café da manhã dessa região. É uma opção interessante pois, além do benefício de ser assado e não frito, é rico em carboidratos complexos (proporcionam uma liberação mais lenta de glicose. Ex.:amido, lipídeos, proteínas e cálcio).

- Pão de Queijo: Preparação originária da culinária das Minas Gerais, consagrada no Brasil e em alguns países do mundo, é oferecida pelo Armazém em sua apresentação original, tanto na receita quanto no tamanho. Do ponto de vista nutricional tem as mesmas características de seu "primo" Biscoito de Queijo, fornecendo carboidratos complexos, lipídeos, proteínas e cálcio.

- Mini bolos: Nos sabores cenoura, banana com canela, ovomaltine®, maçã com uvas passas e especiarias e café com castanha do Pará, além de também fornecerem nutrientes que nos dão energia (carboidratos e lipídeos) e proteínas (construtores), os sabores banana e maçã com uvas passas e especiarias oferecem um melhor aporte de fibras, vitaminas e minerais devido à presença das frutas naturais.

Os alimentos energéticos garantem a oferta de glicose, o combustível primordial para todas as funções do organismo e os Reguladores por sua vez contribuem com a oferta de vitaminas e minerais, nutrientes importantes em diversas reações químicas do nosso metabolismo, atuando também no sistema imunológico, no equilíbrio hídrico e nas contrações musculares.

Além de conter nutrientes que contribuem para uma alimentação saudável, os produtos do Armazém Brazileiro são vendidos congelados, um conforto ainda maior para os que querem a garantia de praticidade sem abrir mão de alimentos saudáveis e saborosos.

veja também