Começou nesta segunda-feira (1), a campanha "Junho Vermelho", onde tem por objetivo, incentivar o maior número de voluntários a doar sangue aos estoques baixos dos hemocentros do país. Por conta da chegada de dias frios e o inverno se aproximando, a tendência de conseguir doações é preocupante. As doações costumam cair muito, até 30%.
A campanha Junho Vermelho pretende incentivar as doações em várias cidades do país. Em São Paulo, os monumentos da capital paulista vão ser iluminados para chamar atenção para o problema.
No maior banco de sangue da América Latina, as doações são quase um pedido de urgência. Devido a epidemia de dengue, muita gente precisou de transfusão de sangue, registrando pouco estoque.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.
Na Fundação Pró-Sangue, no mês passado, o estoque caiu pela metade e a situação de alguns tipos sanguíneos é bastante crítica, como o A- e o O-.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições