Câncer de mama também afeta homens

Câncer de mama também afeta homens

Atualizado: Sexta-feira, 4 Outubro de 2013 as 1:43

Engana-se que o câncer de mama afeta somente as mulheres. Homens também estão arriscados. O mês de outubro é lembrado como "Outubro Rosa", que tem o objetivo de conscientizar as mulheres a realizarem o auto-exame contra o câncer de mama.

A cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, um entre homens, embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes despreocupados com a qualidade de vida e histórico familiar.
 
Devido a preconceitos e a falta de conscientização quanto a importância da realização dos exames de rotina, o estágio pode se agravar.
 
O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.
 
Geralmente o tumor é percebido pelo próprio homem ou por sua parceira. Junto com o aparecimento do nódulo, é comum haver queixas de descarga mamilar e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações.
 
A incidência do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos de idade e o risco aumenta com o avanço da idade. O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes como: histórico familiar correspondente aos pais, irmãos ou filhos, surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras.
 
auto exame

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações de: Moda para homens 

veja também