MENU

Saúde

Catapora ataca na primavera

Catapora ataca na primavera

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A primavera é também a estação da catapora. É nesta época do ano que há um aumento no número de casos da doença. Saiba qual a causa disso, como tratar e quais as complicações de um tratamento mal feito.

Com a chegada da estação das flores, surgem as chamadas doenças primaveris, como as alergias e aumento dos casos de catapora, que se iniciam em agosto, estendendo-se durante os meses de primavera.

"Catapora é uma doença sazonal, ou seja, o maior número de casos acontece em julho e agosto, sendo o pico máximo da doença nos meses de setembro e outubro, normalizando em janeiro. Os motivos desta sazonalidade não são claros," afirmou o Dr. Orlei Ribeiro, pediatra do Hospital Santa Marina.

Embora comum na infância e de fácil tratamento, é preciso ter cuidado, pois se trata de um vírus que, como qualquer outro, afeta todo o organismo e não somente a pele como pode parecer. Um tratamento mal feito pode trazer sérias complicações; encefalites, crises convulsivas e infecções são alguns exemplos.

"A doença se  caracteriza por  febre persistente, com o aparecimento de lesões avermelhadas na pele e surgimento de vesículas, que são pequenas bolhas de líquido claro, lembrando uma gota de água. Nos adultos, dor de cabeça e no corpo também podem ser outros sintomas e, devido à resposta imunológica, a evolução é geralmente mais grave, sendo a pneumonia uma complicação freqüente. Em pessoas  com comprometimento imunológico, como os portadores de HIV, a doença pode ser fatal", completou Dr. Orlei.

A vacina contra catapora já existe e pode ser tomada por qualquer um que não tenha contraído a doença, porém ela ainda não está à disposição nos postos de saúde, apenas em clínicas particulares. Vale lembrar que, aquele que já teve a doença, está imune a ela, mesmo que em contato com alguém contaminado.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições