MENU

Saúde

Cerca de 15% das crianças na pré-escola têm depressão, alertam especialistas

Cerca de 15% das crianças na pré-escola têm depressão, alertam especialistas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Um estudo que reuniu especialistas canadenses, americanos, irlandeses e franceses indica que a depressão e a ansiedade afetam até 15% das crianças na pré-escola. Publicada no Journal of Child Psychology and Psychiatry, a pesquisa mostrou também que as crianças que apresentam esses problemas têm maior probabilidade de ter mães com histórico de depressão.

Os pesquisadores avaliaram, anualmente, mais de 1,7 mil estudantes da pré-escola nascidos na cidade de Quebec, no Canadá, e as informações passadas pelas mães. E descobriram que, já com um ano de idade, há indicações de quais crianças têm maior risco de desenvolver altos níveis de ansiedade e depressão no futuro. "Um temperamento difícil aos cinco meses e um histórico de depressão maior na mãe foram os mais importantes preditores de depressão e ansiedade em crianças", destacou a pesquisadora Sylvana M. Côté, da Universidade de Montreal.

Baseados nos resultados, os pesquisadores ressaltam a necessidade de maior atenção para os sintomas depressivos e de ansiedade nos primeiros cinco anos de vida da criança. "Intervenções preventivas devem ser experimentadas com as crianças em risco e seus pais", concluíram os autores.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições