Chá reduz eficácia de substância de remédio para tratar hipertenção

Chá reduz eficácia de substância de remédio para tratar hipertenção

Atualizado: Terça-feira, 14 Janeiro de 2014 as 3:19

Pesquisa japonesa concluiu que chá verde reduz quantidade de substância contida em remédios para tratar pressão alta. A pesquisa realizada na Universidade de Fukushima, apontou que a bebida pode ser perigosa para quem está se tratando com medicamentos: ela reduziu a quantidade de nadolol, droga utilizada por hipertensos, na corrente sanguínea em 75%. As informações foram divulgadas através da revista “Clinical Pharmacology & Therapeutics”.

chá verdePara a conclusão da pesquisa, foram analisados dez homens e dez mulheres saudáveis foram medicados duas vezes ao dia durante duas semanas: uma vez após beber cerca de dois copos de chá verde e outra após ingerir água potável.
A quantidade da droga na corrente sanguínea apresentada após a ingestão do chá verde era três quartos inferior aos níveis encontrados nos testes com água. O que significava que o remédio, também utilizada para tratar angina, batimentos cardíacos irregulares e prevenir enxaquecas, é menos eficaz após o consumo da bebida.
 
Foi constatado pelos cientistas que o chá verde impede que o nadolol seja transportado do intestino para a corrente sanguínea, onde ele atua. Apesar de terem testado apenas o nadolol, os pesquisadores acreditam que a bebida pode causar o mesmo efeito com a fexofenadina - um medicamento anti-histamínico utilizado no tratamento da rinite alérgica e sintomas alérgicos similares.
 
 
Com informações de: O Globo

veja também