Cientistas criam exame barato para detectar AIDS e Câncer

Cientistas criam exame barato para detectar AIDS

Atualizado: Terça-feira, 30 Outubro de 2012 as 12:41

 

Um protótipo criado por pesquisadores britânicos pode detectar diferentes tipos de vírus no organismo e indicar se a pessoa tem algum tipo de câncer ou se tem AIDS.

O exame revela, mesmo com uma pequena quantidade de sangue, presença de vírus usando um “esquema” de cores a partir de um liquido que entra em contato mudando a cor do sangue do paciente.

Se o reagente responder mudando de vermelho para azul significa que um vírus ou doença está presente, se ele continuar vermelho é porque está tudo bem.

Os primeiros testes feitos foram marcados a presença para HIV e câncer de próstata. Mas mesmo assim, serão necessários mais alguns testes.

Os pesquisadores do Imperial College de Londres esperam que o novo exame custe dez vezes menos que os exames já disponíveis e, segundo eles, isto será importante em países onde as únicas opções de exames para HIV e câncer são muito caras.

"Este exame pode ser significativamente mais barato (...), o que pode abrir caminho para um uso maior de exames de HIV em regiões mais pobres do mundo", afirmou Roberto de la Rica, pesquisador que participou o desenvolvimento do novo exame

 

Com informações de G1

veja também