Cirurgia bariátrica para os não muito obesos

Cirurgia bariátrica para os não muito obesos

Atualizado: Segunda-feira, 31 Janeiro de 2011 as 8:37

Apareceu com destaque na mídia a possibilidade de que seja aprovado nos Estados Unidos o uso de banda gástrica, intervenção que tem como finalidade a perda de peso para indivíduos com obesidade não acentuada, ou seja, com IMC entre 30 e 35 kg/m²).

Esclarecendo: esse tipo de procedimento cirúrgico é permitido em quase todo o mundo para pessoas com IMC maior que 40 (obesos grau 3) ou maior que 35 (obesos grau 2) com doenças associadas. Se for confirmada a ampliaçãop do uso da banda gástrica que consist na colocação deuma espécie de cinta em volta do estômago, há pontos positivos e negativos a serem considerados.

O principal argumento a favor é o de que realmente há pessoas com esse grau de obesidade que não conseguem, por diferentes motivos, emagrecer — ou que, quando atingem um peso menor, não são capazes de mantê-lo.

Por outro lado, é possível que haja um aumento da opção pela cirurgia, deixando-se de lado a possibilidade de alcançar um peso adequado pelo melhor modo — que é o controle alimentar associado com mais atividade física.

veja também