MENU

Saúde

Cirurgiões plásticos elaboram novo guia para disciplinar atividade

Cirurgiões plásticos elaboram novo guia para disciplinar atividade

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) debate entre esta quinta-feira (15) e o próximo sábado (17), em Curitiba, novas regras para as intervenções em cirurgias plásticas. A 26ª Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica faz parte de uma série de encontros que a SBCP realiza para elaborar um guia do cirurgião plástico.

O novo "manual" vai estabelecer regras, principalmente com relação aos seguintes tópicos: o local onde ocorrem as cirurgias, criando condições mínimas para a abertura e o funcionamento da clínicas; critérios das cirurgias em adolescentes; associação de cirurgias, definindo um limite de procedimentos numa mesma cirurgia.

De acordo com o presidente da SBCP, Sebastião Guerra, a classe médica está fazendo uma reciclagem das normas e pretende divulgar as regras atualizadas em até quatro meses.

Um dos principais problemas das cirurgias plásticas, segundo Guerra, é a invasão de especialidade por profissionais sem especialização adequada - quando médicos fazem pequenos cursos para exercer a função.

- Quando isso ocorre, a possibilidade de complicação cirúrgica se torna maior. Por isso precisamos esclarecer a todos o trabalho que dá para a formação de um cirurgião plástico. Mesmo o MEC [Ministério da Educação], muitas vezes, autoriza esses pequenos cursos.

Um médico leva cinco anos para se especializar em cirurgia plástica. São dois anos de residência em cirurgia geral e mais três anos de residência em cirurgia plástica.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições