MENU

Saúde

Colesterol sob controle

Colesterol sob controle

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:55

Veja dicas que auxiliam no controle do colesterol:

1 - A ingestão diária de colesterol deve ser de 200 mg, no máximo. Para manter esse nível, é importante reduzir a ingestão de carnes e seus derivados, frutos do mar, miúdos, gema de ovo, leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantilly).

2- Evite também consumir em excesso alimentos industrializados como bolos, biscoitos recheados, chocolates, croissants, tortas, salgados e sorvetes cremosos, já que todos eles têm gordura hidrogenada, um tipo de gordura saturada que aumenta o colesterol.

3 – Consuma mais fibras, pois elas atuam como uma esponja, removendo o colesterol do organismo e eliminando-o junto com as fezes. Alimentos integrais, como pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, granola e linhaça são ricos em fibras, assim como as frutas e verduras.

4 – Dê preferência às gorduras insaturadas. Elas estão presentes em óleos vegetais, como o de oliva, de canola, de milho e girassol, bem como nas nozes, avelãs, castanhas e amêndoas.

5 – Prefira leite e iogurte desnatados, queijo branco, ricota ou cottage.

6 – Esqueça as frituras, principalmente as feitas com banhas e manteiga.

7 – Consuma mais alimentos assados, cozidos e refogados. Retire a gordura das carnes e a pele das aves antes do preparo.

8 – Use sal com moderação.

9 – Procure manter um peso saudável e pratique alguma atividade física. Evitar ficar longos períodos sentada.

10 - Para substituir os produtos de origem animal, a soja é uma excelente opção.

11 - Como coadjuvantes no tratamento de controle do colesterol estão a lecitina de soja, os óleos de peixe e linhaça, berinjela, suco de uva, óleo de alho e chá verde.

Atenção: Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde!

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições