Com chegada da Primavera, cuidados contra a catapora devem aumentar

Com chegada da Primavera, cuidados contra a catapora devem aumentar

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 1:16

A primavera é conhecida pelo aumento da umidade e das temperaturas.

A condição meteorológica pode ser agradável, mas é preciso ficar em alerta com a saúde, principalmente das crianças. A estação é propícia para o aparecimento da catapora.

O alerta é da secretaria de saúde do estado, sobre os sintomas, cuidados e as formas de prevenção da doença. Não há nenhuma epidemia. É só um aviso para evitar o contágio.

Veja quais são os sintomas: 

Se você ou seu filho estão com esses sintomas, atenção! Pode ser catapora. É bom ficar alerta e em caso de dúvida, procurar um médico. Confira as dicas da Coordenadora da vigilância epidemiológica de Taubaté, Dra. Stella Zöllner.

A catapora é grave?

A catapora é uma doença transmissível que pode ser grave e pode até matar.

Quais são as formas de prevenção?

Por estar no frio ainda as vezes as pessoas fecham as janelas, portas das escolinhas. Abrir tudo, ventilar, detectado o caso, consultar o médico, avisar a vigilância epidemiológica para que a gente possa fazer a solicitação de bloqueio e toda a atenção que a pessoa merece. Jamais usar remédio por conta própria.

A vacina pelo SUS está disponível apenas em caso de surto em escola de crianças pequenas e casos muito especiais conforme indicação. E também existe a vacina na rede privada.

Uma pessoa que já teve a catapora pode ter a doença de novo?

A catapora de novo não. Ela pode ter uma doença que é diferente que vem na velhice, que se chama Herpes-Zoster.

veja também