Comer ovos, pode?

Comer ovos, pode?

Atualizado: Quarta-feira, 19 Outubro de 2011 as 2:48

Os níveis elevados de colesterol no sangue são, muitas vezes, a principal causa de abandono do consumo de ovo, que é muito rico em colesterol. No entanto, os níveis de colesterol plasmático aumentam principalmente pelo consumo de gorduras saturadas, tipo de gordura presente em abundância em outros alimentos como manteiga, carne vermelha e queijos amarelos, e não pelo consumo de colesterol propriamente dito, como o que existe nos ovos.

A ideia de que ovo faz mal hoje é mito. O ovo só deve ser banido completamente da dieta em casos de alergia a albumina (principal proteína da clara), em que o tratamento obriga excluir totalmente este alimento e seus derivados ou componentes que o contenha como ingrediente.

A parte mais nutritiva do ovo é a gema, pois é nela que encontramos mais energia (calorias), proteínas de elevado valor biológico (que contém todos os aminoácidos essenciais), gordura e colesterol, além de maior quantidade de vitaminas (A, D, E, ácido fólico e do complexo B), ferro e colina (importantíssima para a memória).

Quem possui colesterol alto ou já sofreu algum problema do coração deve controlar o consumo e ingerir até duas gemas por semana. Já para quem não tem problema algum, consumir três ovos por semana não é prejudicial à saúde.

Para quem se preocupa com saúde e alimentação, a dica é dar preferência para os ovos cozidos, mexidos e omeletes. Evite comê-los fritos. E não se esqueça de que o ovo nunca deve ser consumido cru para evitar problemas com a salmonela - bactéria que morre após o cozimento.

Para evitar a contaminação por bactérias do gênero Salmonella são necessários alguns cuidados nas etapas de compra, refrigeração, cozimento e manipulação dos ovos.

Logo depois da compra é importante guardar os ovos no refrigerador a 4° C, sem lavá-los e deixá-los separados de outros alimentos para não absorverem odores. Conserve-os com a extremidade pontiaguda voltada para baixo para manter a gema na posição central.

Minutos antes do consumo é que os ovos devem ser lavados em água corrente e higienizados em uma solução de água com 10 gotas de água sanitária (hipoclorito de sódio) por 20 minutos antes de serem enxaguados.

Os ovos ideais para consumo devem apresentar a casca limpa e sem rachaduras e na hora do preparo alcançar a seguinte temperatura:

- ovos pochê: 5 minutos em água fervente,

- ovos fritos: 3 minutos de cada lado ou 4 minutos em panela tampada,

- ovos cozidos: 7 minutos em água fervente,

- ovos mexidos: devem ser cozidos até ficarem firmes

veja também