MENU

Saúde

Como identificar problemas de sono nas crianças

Como identificar problemas de sono nas crianças

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

As dificuldades para dormir nas crianças se tornam cada dia mais presentes, sendo um problema novo que os pais não sabem como resolver. Aqui veremos algumas pautas para levar em consideração.

Sem dúvidas, os estímulos que a sociedade atual põe ao alcance das crianças os super excitam e desvia sua atenção a respeito de atividades que devem ser cumpridas em idades menores.

Entretanto, também é importante reconhecer que como pais, muitas vezes não sabemos como resolver os problemas de sono de nossas crianças, porque é muito novo, mas também vivemos os efeitos do mesmo problema.

Em tal sentido, o primeiro passo consiste em ter consciência de que:

- O horário de trabalho muito extenso distorce a relação com o bebê, simplesmente porque depois de se estar muitas horas longe de casa, custa-nos renunciar a esse tempo para compartilhar com ele estes momentos, mas sem querer alteramos seu ritmo normal de descanso. É preciso saber que o sono se ordena desde os primeiros dias de vida e deve se estabelecer de modo muito definido. Do contrário, o bebê passará a noite reclamando nossa presença nos impedindo o próprio descanso, com situações extremas, mas que ninguém sabe como proceder, o que sem dúvidas afeta a saúde de toda a família.

- A televisão, jogos eletrônicos e computadores entretêm a algumas crianças não só durante o dia, mas também antes de dormir e ainda depois da hora de se deitar, quando os adultos já estão descansando, sem saber quantas horas dormiu o seu filho. Como conseqüência, pela manhã não pode se levantar para ir ao colégio, ou o faz excessivamente tarde e tanto seu rendimento escolar como sua conduta se vão resistindo até chegar a níveis de preocupação familiar.

Entretanto, resta esclarecer que estas são apenas algumas das possíveis causas de dificuldades no sonho infantil. E o mais importante é que recorrer à consulta nem bem se detecta os primeiros sintomas.

Sinais de alerta

Alguns dos sintomas não podem acontecer por rotina acreditando que se solucionarão com o tempo. Frente a eles, se torna indispensável recorrer ao pediatra:

- Quando existirem dificuldades para dormir ou se manter dormindo.

- Quando presente uma respiração ruidosa ou dificultosa

- Despertar noturnos em horários incomuns ou episódios de temor durante o sono.

- Conduta diurna alterada pelos problemas do sono.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições