Como o tempo influencia no seu humor

Como o tempo influencia no seu humor

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 10:25

Você já reparou como o tempo influencia no seu humor? No verão, costumamos ficar mais alegres e, no inverno, mais introspectivas. O clima e a luz solar têm a capacidade de alterar nosso estado de espírito. Mas isso não significa que você vai ficar obrigatoriamente bem-humorada no calor e mal-humorada no frio, certo? Basta se controlar para que o seu bem-estar não oscile com as mudanças climáticas.

"O ambiente externo determina os ciclos e as funções fisiológicas do organismo, assim como as diferentes estações do ano. Por isso, principalmente em locais com variações climáticas mais acentuadas, há uma maior influência no comportamento humano", explica Fernando Elias José, psicólogo especialista em psicoterapia comportamental, de São Paulo. Segundo ele, as reações variam muito de pessoa para pessoa. "Alguns são mais predispostos do que outros a essas influências, mas de alguma forma todos somos afetados."

Primavera e verão

Nos meses de altas temperaturas, Elias José afirma que o calor e a luminosidade solar estimulam no organismo a produzir substâncias responsáveis pelo aumento do bom humor, energia e regulação do sono.

"Além disso, os dias mais quentes, iluminados e longos incentivam as pessoas a saírem de casa e a promoverem o convívio social, trazendo bem-estar e felicidade", ressalta Elias José.

Outono e inverno

Já nos meses em que as temperaturas estão mais baixas, a intensidade da luz solar é menor, as noites são mais longas e há muitos dias nublados. "Nesse ambiente, as pessoas tendem a ficar mais recolhidas e protegidas", afirma Elias José. Com isso, fica mais fácil você acabar se isolando, diminuindo os momentos de descontração na presença dos seus amigos. "Épocas como essas motivam a introspecção e os sentimentos de melancolia."

Mas é possível regular o seu humor para que, quando o tempo mudar, a oscilação seja a mínima possível e não provoque nenhum mal-estar, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.

Em primeiro lugar, tenha uma alimentação adequada à estação do ano. Tudo o que você come influencia diretamente no seu humor. Outra maneira de manter o bom humor em qualquer época é praticar regularmente exercícios físicos. "Isso vai promover a produção de substâncias ligadas ao bem-estar, auxiliando na redução do estresse e da ansiedade", destaca Elias José. Além disso, segundo ele, é importante que você realize atividades prazerosas e de convívio social, independentemente da época do ano.

Procure sempre a companhia da sua família e dos seus amigos. Esses encontros podem promover a sensação de felicidade, melhorando seu humor. Todas as estações do ano têm suas peculiaridades e vantagens. Curta o que cada uma tem para oferecer e mande embora o mau humor.

veja também