Como treinar a memória

Como treinar a memória

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 10:47

É difícil entender por que recordamos com detalhes de fatos do passado, quando éramos crianças, e muitas vezes temos dificuldade de lembrar onde deixamos a chave ou o celular.

Da mesma forma, a maioria das pessoas sabe onde estava no 11 de Setembro, quando o Brasil venceu a Copa do Mundo ou na hora da morte de ídolos como Ayrton Senna e Michael Jackson – mas se esquece do que comeu ontem.

Para explicar como funciona a memória, quais os fatores prejudiciais, os sinais de alerta e como exercitar seu cérebro, o neurologista Tarso Adoni e a pediatra Ana Escobar estiveram no Bem Estar desta quinta-feira (29).

É importante manter-se intelectualmente ativo para evitar problemas no futuro. Pressão e colesterol altos, diabetes, sedentarismo e obesidade são ruins para todas as células, inclusive para os neurônios.

Ter problemas de memória, eventualmente, não é sinal de doença. Em uma fase que você está mais cansado, por exemplo, costuma ter problema para gravar as coisas. Além disso, se você não dorme adequadamente ou sobrecarrega o cérebro com muitas informações, sua memória falhará. É como uma máquina, que, se muito exigida, pode pifar.

Onde ficam guardadas as informações

O pré-requisito para a memória é a atenção. São os dois lobos frontais, na parte da frente do cérebro, que coordenam a razão e julgam quando devemos estar atentos.

Ao termos uma sensação muito marcante, que vem por um dos cinco sentidos (como um perfume forte, por exemplo), a informação vai para uma região central do cérebro chamada hipocampo. É uma espécie de “centro imediato da memória”, onde ficam guardadas temporariamente as informações do dia a dia.

Depois de um certo tempo, se o cérebro avalia que aquela informação é importante para a memória, ele a transfere do hipocampo para o centro daquele sentido específico, que varia de acordo com a informação.

Existem 5 tipos de memória:

1) Imediata

Usamos essa memória por segundos, para algo que precisamos executar imediatamente. Tem um espaço pequeno e é ativada, por exemplo, quando precisamos "anotar" um número de telefone no cérebro para usá-lo em seguida.

2) De trabalho

Empregamos essa memória durante o tempo necessário para trabalhar com determinada informação, como para fazer cálculos. Com ela, podemos processar dados e não só repeti-los mentalmente.

3) Episódica

É a memória que mais rende queixas, por ser a mais utilizada. É onde ficam guardados fatos e situações da vida, como recordações de momentos, pessoas e coisas que você fez no passado. O lugar onde você guardou a chave e o que fez no 11 de Setembro dividem espaço aí. A diferença é que memórias mais marcantes duram mais.

4) Semântica

Está relacionada com tudo o que aprendemos em termos culturais e de conhecimento. É usada na escola para saber o significado das coisas e das palavras, além dos sinônimos.

5) Inconsciente

Saber andar de bicicleta, nadar ou mexer no computador são atitudes guardadas na memória inconsciente. Ela retém conhecimentos motores e movimentos do corpo necessários para desempenhar atividades.

A memória de curto prazo serve para as atividades do dia a dia e logo é apagada. Se ela for especial, por algum motivo, torna-se de médio prazo e pode durar a longo prazo.

Por outro lado, se fazemos muitas atividades ao mesmo tempo, esquecemos onde guardamos a chave ou a carteira, porque nossa memória de trabalho fica superlotada de informações.

Fatores que atrapalham a memória

- Estresse

- Depressão

- Privação de sono

- Deficiência de vitaminas (principalmente B12)

- Hipotireoidismo

- Doenças degenerativas (como Alzheimer)

Sinais de alerta para problemas

- Ter dificuldade para resolver problemas que antes eram simples

- Sentir falta de concentração

- Precisar mudar parte da rotina porque a memória começou a falhar

Dicas para treinar a memória:

- Ler (livros, artigos, revistas e jornais)

- Aprender idiomas

- Participar de jogos de estratégia (gamão, xadrez e cartas)

- Reunir-se em grupos sociais (círculos de amigos, redes de discussão e clubes)

- Pesquisar áreas que não sejam do seu conhecimento

- Fazer atividades manuais (artesanato, biscuit e carpintaria)

- Tocar um instrumento musical

- Alterar rotas (modificar a rotina, seja a pé ou de carro)

Com o jogo da memória mostrado no programa, estimulamos a memória imediata e a de trabalho. Segundo os médicos, apenas uma coisa ou uma estratégia para exercitar o cérebro não resolve. É preciso diversificar e propor-se novos desafios o tempo todo.

Alimentação

Os neurônios precisam de glicose e oxigênio para funcionar, por isso é importante uma dieta balanceada, que forneça os nutrientes nas quantidades adequadas. É o caso da dieta do Mediterrâneo, que promove um bom equilíbrio de proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e antioxidantes.

A vitamina B12 é fundamental para o funcionamento do cérebro e da memória, e é proveniente dos derivados de animais. Pode ser encontrada em alimentos como carne, leite, ovos, queijo e iogurte.

Quando consumimos alimentos derivados de animais, nosso estômago produz uma proteína chamada "fator intrínseco", que se liga à vitamina B12, para facilitar sua absorção. Essa vitamina corre por todo intestino delgado, até chegar à região onde ele se encontra com o intestino grosso, chamada íleo.

Nesse local, o complexo vitamina-proteína encontra sua porta de entrada para o sangue. Quando, por algum motivo (como uma gastrite), o estômago não produz o fator intrínseco, a vitamina B12 passa direto pelo íleo e é descartada. Isso pode causar problemas de memória.

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