Confira atividades que combatem a TPM

Confira atividades que combatem a TPM

Atualizado: Quinta-feira, 10 Novembro de 2011 as 2:01

Você sabia que sintomas da tensão pré-menstrual como irritabilidade, retenção de líquido e instabilidade emocional, além da variação do humor e do inchaço sentido no corpo podem ser reduzidos com a prática de exercícios físicos? Sim, é verdade. Sejam eles aeróbios (de baixa ou média intensidade e longa duração) ou anaeróbios (de alta intensidade e pouca duração), todos funcionam muito bem. O importante é dedicar-se a atividades que deem prazer.

Segundo especialistas, toda e qualquer atividade física já pode servir como método preventivo dos sintomas da TPM porque liberam endorfina no corpo e provocam a sensação de bem-estar. “O mais aconselhável é mesmo que ela faça aquilo que está acostumada e que se sinta à vontade”, aconselha Monica Yuri Takito, professora do departamento de Pedagogia da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).

Isso quer dizer que, ao contrário do que se ouve falar, nem só os exercícios de baixa intensidade (como alongamento e ioga) têm efeito positivo sobre os sintomas da fatídica semana. Nadar ou correr podem ajudar no inchaço e diminuir os sintomas de irritabilidade. E a lista de atividades não para por aí.

Esportes aquáticos

A água, por exemplo, costuma ter um efeito positivo para a mulher em diversos períodos, inclusive na gestação. “O contato com a água relaxa e os exercícios podem ser mais benéficos. Em diversos períodos do ciclo menstrual e da vida, a mulher pode realizar atividades aquáticas e sentir os efeitos. Na TPM não é diferente”, esclarece. Hidroginástica e natação são bons exemplos.

Corrida

Correr também pode ser um exercício que alivia sintomas como a irritabilidade. Isso porque ao realizar esse tipo de atividade de altíssimo gasto calórico, o organismo aumenta a produção do hormônio serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. Se a mulher tiver o costume de praticar corrida, pode sentir que durante o período pré-menstrual a prática melhora seu humor.

Alongamento e relax

Mulheres que, durante a TPM, sentem dificuldade de concentração e instabilidade emocional podem recorrer às atividades como ioga e alongamento. A ioga trabalha respiração e alguns exercícios de meditação. “A respiração pode ajudar no controle das emoções e da irritabilidade. A meditação também acalma e aumenta o poder de concentração, além de diminuir a ansiedade”, ensina Monica.

Quando praticar

É importante lembrar que além de praticar os exercícios que mais gosta, a mulher precisa realizá-los com frequência e não só durante a TPM, já que a prática em longo prazo promove efeitos mais duradouros. “Não há comprovação de que uma atividade praticada apenas nos dias de tensão pré-menstrual seja positiva no combate aos sintomas. O ideal é que ela pratique sempre para sentir os resultados em médio e longo prazo”, ressalta a professora.

veja também