Confira dicas para praticar uma caminhada saudável

Confira dicas para praticar uma caminhada saudável

Atualizado: Quarta-feira, 14 Dezembro de 2011 as 10:39

Para quem está começando a tirar o corpo da inércia, a caminhada é uma ótima opção de exercício. Uma das vantagens é que a atividade não é tão pesada para a musculatura, sendo capaz de apresentar melhora no condicionamento físico já após algumas semanas – se praticada com frequência e certa disciplina, claro. Ainda assim, empenho e um tênis bem confortável não bastam se um dos seus objetivos for perder peso também. Nesse caso, são importantes os cuidados com a alimentação.    

Para obter o sucesso desejado diante da balança, a lógica é bem simples. Será preciso aumentar o gasto de energia e reduzir o consumo de calorias, o que se consegue com um cardápio equilibrado. Isso não significa, porém, “fechar a boca”, privando-se dos alimentos de que você gosta e até mesmo de determinadas guloseimas. Mesmo pouco saudáveis,  esses itens podem continuar na dieta, contanto que haja moderação. “A consulta a um especialista da área de nutrição é importante, pois ele é quem vai encontrar a melhor maneira de conciliar os alimentos no cardápio e as calorias perdidas na atividade física”, diz a nutricionista Beatriz Barella, de São Paulo.

Para evitar um dos maiores erros cometidos pelas pessoas que estão começando a fazer atividades físicas como a caminhada, Beatriz ressalta a importância de não fazer exercícios em jejum, por mais leves que sejam. Afinal de contas, comer também é importante para perder peso e levar uma vida saudável de modo geral. “O jejum antes da atividade prejudica o organismo e pode causar, inclusive, mal-estar”, afirma.

Conheça outras dicas de alimentação para quem começa a dar suas caminhadas.

1 – Açaí: o alimento nunca sai de moda entre as pessoas que praticam atividades físicas. Se você é fã também dessa fruta e deseja emagrecer, prefira o suco, em vez da versão cremosa na tigela. É que o primeiro, por ser diluído em água, é bem menos calórico. O creme não está proibido, mas deve ser consumido moderadamente.

2 – Hidratação: a água é importante em qualquer situação – e não seria diferente na hora da caminhada, já que o corpo perde mais líquido no suor. Nos dias frios, ela também é necessária. Dessa forma, em uma caminhada de meia hora, tente beber, pelo menos, 100 mililitros de água a cada dez minutos. A quantidade não dá a sensação de estufamento, mas auxilia na hidratação.

3 – Pouco saudável: não custa lembrar que, em excesso, alimentos gordurosos ou ricos em açúcar continuam a fazer mal, mesmo com a atividade física. Um dos maiores erros é achar que pode exagerar na dose à noite porque você queimou calorias caminhando pela manhã. Em geral, as contas não fecham e você acaba sem sucesso diante da balança.

4 – Evite passar fome: se você pretende perder peso, não fique sem comer. Ao comer em intervalos regular (pelo menos, de três em três horas) você evita a desaceleração do metabolismo e o consequente armazenamento de energia pelo organismo. Também é importante fazer um lanche que contenha carboidratos, aproximadamente, vinte ou trinta minutos antes de caminhar. Dê preferência a frutas ou alimentos feitos de farinha integral, devido à presença de fibras.  

Confira, ainda, uma opção nutritiva sugerida por Beatriz que você pode aproveitar para o seu lanche. A receita rende seis porções:

Ingredientes:

½ mamão papaya ¼ de melão 1 maçã média 1 banana prata 2 potes de iogurte desnatado 2 colheres de açúcar mascavo 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos 8 castanhas-do-Pará

Preparo:

Pique as castanhas do Pará, misturando com o iogurte e o açúcar mascavo. Reserve, em seguida, em 6 potes. Corte as frutas em cubos e as distribua nos potes por cima da mistura de iogurte. Use a aveia em flocos finos para cobrir e sirva na temperatura ambiente.

veja também