Congelar frutas e legumes pode ser mais saudável que frescos

Congelar frutas e legumes pode ser mais saudável que frescos

Atualizado: Quinta-feira, 10 Outubro de 2013 as 11:25

Pesquisas realizadas pela organização Leatherhead Food Research e pela Universidade de Chester, da Inglaterra, dizem que que frutas e legumes congelados apresentam mais vitaminas e antioxidantes que frescos mantidos há três dias na geladeira. As informações foram divulgadas pelo jornal Daily Mail.
 
Foram necessários 40 testes para medir os níveis de nutrientes. Constatou-se que a ingestão de produtos frescos é mais saudável, mas nem sempre os itens vendidos como frescos são realmente novos e, com o tempo, acabam perdendo os benefícios. “Nós temos que desconsiderar a opinião equivocada de que comida fresca é sempre melhor para nós do que a comida congelada. Os resultados demonstram que o congelado pode ser nutricionalmente comparável ao produto ‘fresco’”, disse Rachel Burch.
 
alimentos congeladosForam levantados que brócolis congelados tinham níveis mais elevados de vitamina C, luteína e quatro vezes mais betacaroteno. O fresco, por sua vez, pontuou melhor em polifenóis, que ajudam a prevenir o câncer. Cenouras congeladas tinham três vezes o valor de luteína e o dobro de betacaroteno, além de apresentarem mais vitamina C e polifenóis. Brotos congelados pontuaram mais alto em todas as medições de nutrientes, no entanto o espinafre fresco se saiu melhor que o congelado.
 
Já a vitamina  C e polifenóis eram mais abundantes em mirtilo e feijão verde congelado. O mirtilo congelado também contava com mais antocianinas e polifenois. Os números de framboesas e ervilhas ficaram parecidos nas versões frescas e congeladas. “Diferente dos congelados, a concentração de antioxidantes nos produtos frescos exibiu uma queda durante a refrigeração a níveis abaixo aos observados nos correspondentes congelados. O efeito é mais perceptível em frutas macias”, afirmou Graham Bonwick.
 
 
Com informações de: Terra 

veja também