MENU

Saúde

Conheça 8 alimentos amigos do coração

Conheça 8 alimentos amigos do coração

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Segundo dados de recentes pesquisas da Secretaria de Vigilância Sanitária, órgão ligado ao Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares lideram o ranking de mortalidade e correspondem a quase um terço dos óbitos em todas as regiões brasileiras. Os resultados são preocupantes e indicam o que todo mundo já sabe: mais do que nunca, é preciso cuidar bem do coração.

Felizmente, existem maneiras saborosas de manter o coração batendo forte e saudável. Apostar numa alimentação balanceada e dar adeus ao sedentarismo são segredos para prevenir doenças cardíacas. Por isso, preparamos uma lista com 8 alimentos que fazem bem para o coração que não podem faltar no cardápio de quem quer ter mais saúde.

1 – Peixes

Fique atenta, pois não são todos os tipos depeixes que fazem bem para o coração, apenas espécies como o salmão, o atum, a sardinha e o robalo, que possuem um tipo específico de gordura.
Eles também são fonte do famoso ômega 3, responsável por limpar as artérias, minimizar os sintomas de doenças inflamatórias e reduzir a pressão sanguínea. Para se beneficiar, a dica é comer 100 g de peixe fresco, três vezes por semana.

2 – Azeite

Rico em gorduras saudáveis, o azeite contribui com a diminuição do mau colesterol (LDL) e promove o aumento do bom colesterol (HDL), além de ajudar a normalizar a coagulação do sangue. O óleo também contém vitaminas A, D, E K, todos excelentes antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento celular. Outro benefício do azeite para a saúde é oferecer proteção contra vários tipos de câncer.

3 – Nozes e castanhas

As nozes e as castanhas, a exemplo de outras frutas oleaginosas, como macadâmia, castanha, avelã e pistache, reduzem em quase 40% o risco de males cardíacos porque suas gorduras monoinsaturadas baixam os níveis de LDL, o colesterol ruim.

Elas também fornecem vitamina E, que age como um poderoso antioxidante, e vitaminas do grupo B, que são necessárias para o bom funcionamento do coração. Apesar dos benefícios das oleaginosas para o coração, elas devem ser consumidas moderadamente devido ao seu alto valo energético.

4 – Cereais

Os cereais como trigo, aveia e arroz já são ótimos aliados da saúde, mas as versões integrais são ainda melhores. Isso porque eles são ricos em fibras que reduzem a absorção de gordura pelo organismo, ajudam no combate à obesidade e diminuem o risco de desenvolvimento de diabetes. A farinha de aveia é uma ótima opção para ser incluída no cardápio, consuma com frutas no café da manhã.

5 – Abacate

Ele contém ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir o LDL, o colesterol ruim. A fruta ainda é rica em potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e com isso, evitar as doenças cardíacas. Mesmo sendo benéfico ao coração, é preciso ter cautela ao consumir o abacate, já que ele possui alto valor calórico. O ideal é não ultrapassar três colheres (sopa) por dia.

6 – Uva

É na casca da uva que está um grande colaborador da saúde do coração, uma substância chamada resveratrol. Ela atua na redução do colesterol e tem ação antioxidante, que neutraliza os danos causados pelos radicais livres ao organismo e com isso, previne as doenças cardiovasculares.

7 – Soja

A soja é um dos alimentos que mais oferece benefícios ao organismo. Entre seus componentes que colaboram para a saúde está a lecitina, que melhora a memória e reduz os níveis de homocisteína no sangue, uma proteína que se em excesso, pode causar arteriosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de gordura na parede das artérias. O grão ainda é rico em isoflavonas, substâncias que previnem o envelhecimento arterial e atuam na redução do LDL (colesterol ruim), baixando o risco de ataques cardíacos.

8 – Chocolate amargo

O chocolate amargo é capaz de reduzir o risco de ataques cardíacos porque é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que protege os vasos sanguíneos e diminui o risco de obstruções. Mas nada de exageros: o ideal é ingerir, no máximo, seis gramas ou dois quadradinhos de chocolate amargo por dia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições