MENU

Saúde

Conheça os sintomas da tuberculose

Conheça os sintomas da tuberculose

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:26

É uma doença causada por um micróbio chamado Bacilo de Koch. A forma mais comum da doença é a tuberculose pulmonar, mas outros órgãos podem ser atingidos. Um terço da população mundial está infectada pelo bacilo e 9,2 milhões de pessoas ficam doentes a cada ano.

Os sintomas da tuberculose são:

tosse por mais de 3 semanas, com ou sem catarro febre baixa, geralmente à tarde suor noturno falta de apetite perda de peso cansaço fácil fraqueza dor no peito Diagnóstico

O bacilo causador da doença é encontrado no catar­ro da pessoa doente, através de um exame chamado de baciloscopia do escarro. O exame é fácil de se fazer e seguro. Toda a família do doente e as pessoas próximas de­vem ser examinadas também, porque quando se descobre a doença, essas pessoas já foram expostas ao risco de se infectar e adoecer.

Transmissão

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, pela respiração, quando alguém doente tosse, fala ou espirra. Os bacilos são lançados no ar e outra pessoa respira esse ar contaminado. Não se pega tuberculose usando os mesmos pra­tos, talheres, roupas de cama, toalhas e vaso sanitá­rio que a pessoa doente usa.

E também não se pega pela saliva, sangue ou secre­ções sexuais. Ou seja, beijo, abraço e sexo não ofe­recem risco, desde que se tome alguns cuidados:

Procure saber se a pessoa contaminada está seguindo as recomen­dações médicas. Após 15 a 30 dias de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. Lembre ao doente que ele tem que cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir. Mantenha a casa bem arejada. O vento e a luz do sol ajudam a eliminar os bacilos.

Tratamento

Em geral, o tratamento dura seis meses. O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda que o tratamento seja supervisio­nado. Desta forma, uma pessoa preparada observa o paciente tomando/engolindo os remédios e o ajuda a completar o tratamento de forma correta, seja no serviço de saúde, em casa, no trabalho ou outro lugar apropriado.

Durante o tratamento, dependendo do seu estado geral de saúde, a pessoa pode voltar a trabalhar e levar uma vida normal. Somente em casos graves o paciente precisa de internação.

*Com informações do Fundo Global - Tuberculose Brasil

Postado por: Felipe Pinheiro

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições