MENU

Saúde

Consumir carne frita ou assada aumenta risco de demência, diz estudo

Consumir carne frita ou assada aumenta risco de demência, diz estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:03

Um recente estudo norte-americano divulgou que, carne assada na grelha ou em frigideira libera substâncias químicas que podem aumentar o risco de desenvolver demência.

Consumir carne frita ou assada aumenta risco de demência, diz estudoOs chamados Produtos de Glicação Avançada (os AGE, da sigla inglesa Advanced Glycation Endproducts) têm sido associados a doenças como a diabetes tipo 2.
 
Para chegar a essa concusao, foram usados ratos alimentados com uma dieta rica em AGEs apresentaram acúmulo de proteínas perigosas no cérebro e tiveram a função cognitiva prejudicada. Especialistas afirmaram que os resultados são "convincentes", embora não forneçam "respostas definitivas".
 
Os produtos AGEs são formadas quando proteínas ou gorduras reagem com açúcar. Isso pode acontecer naturalmente ou durante o processo de cozimento.
 
A pesquisa utilizada em animais, divulgada na publicação "Proceedings of the National Academy of Sciences", mostrou que uma dieta rica em AGEs afeta a química do cérebro. Isso leva a um acúmulo de proteína defeituosa beta-amilóide — uma característica da doença de Alzheimer. Os ratos que comeram uma dieta baixa em AGEs foram capazes de impedir a produção da proteína.
 
Por outro lado, os ratos realizaram bem menos tarefas físicas e mentais depois de dietas ricas em AGEs.
 
Analisando pessoas com mais de 60 anos a curto prazo, sugere uma ligação entre altos níveis de AGEs no sangue e o declínio cognitivo.
 
 
Com informações de: UOL

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições