Contagem de carboidratos

Contagem de carboidratos

Atualizado: Quinta-feira, 12 Junho de 2008 as 12

O que umas balinhas e meio pãozinho têm em comum? Mais do que você pensa! Ambos podem lhe fornecer 15 gramas de carboidratos e, depois de entrarem em sua corrente sangüínea, irão transformar-se em fontes de energia, quase da mesma maneira.

Evidentemente, também existem diferenças. Por serem feitos de açúcares simples, essas balinhas irão entrar mais depressa na corrente sangüínea, o que é uma boa notícia para quem estiver com hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). O pãozinho, por outro lado, tem maior probabilidade de satisfazer a fome. Por ser um carboidrato complexo, irá demorar mais para ser absorvido.

Sabendo-se que os carboidratos são a maior fonte de açúcar da corrente sangüínea, a contagem de carboidratos pode ser uma maneira efetiva e precisa planejar suas refeições. Se for bem feita, a contagem de carboidratos pode ser ainda mais exata do que os planos de substituição de alimentos, porque leva em conta variações entre alimentos específicos, de cada grupo.

O importante é saber quanto de carboidrato há num determinado alimento. A seguir, damos algumas dicas para lembrar-se na hora de contar os carboidratos:

Saiba qual é sua meta

Quantos gramas de carboidrato você deve ingerir durante o dia? Sua necessidade diária depende de uma série de fatores, entre as quais seu próprio peso, nível de atividade física, com qual freqüência você se alimenta, quantos e de quais tipos são os medicamentos você toma, como anda sua glicemia e o controle de lipídios. Trabalhe com um(a) nutricionista para saber qual a quantidade de carboidrato é melhor para você. Um(a) nutricionista pode fornecer um plano alimentar personalizado que atenda sua necessidade de energia, e pode ajudar você a alcançar suas metas de controle do diabetes.

Vigie suas porções

A maneira segura de ingerir a quantidade certa de carboidratos é controlar as porções, em todas as refeições. Pesar e medir os alimentos em casa pode ajudar você a determinar facilmente os tamanhos certos das porções que você poderá comer em restaurantes, por exemplo.

Mantenha um equilíbrio cuidadoso

A contagem de carboidratos é uma boa coisa, mas é só uma parte do quadro. Se você consome gorduras, proteínas ou calorias demais, você pode estar aumentando o peso, elevando o colesterol e deixando de ingerir vitaminas e minerais, embora esteja dentro de suas metas diárias de carboidratos. Pense na contagem de carboidratos como um dos componentes de uma boa alimentação ? certifique-se de que está ingerindo uma variedade de frutas, verduras e proteínas que seu corpo exige, e mantendo as gorduras e o sal no menor nível possível.

Postado por: Claudia Moraes

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