MENU

Saúde

Cresce o número de mulheres em SP que tentam se livrar do alcoolismo

Cresce o número de mulheres em SP que tentam se livrar do alcoolismo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Em dois anos, cresceu em 46% o número de mulheres dependentes do álcool atendidas nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de todo o Estado de São Paulo. Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, os atendimentos subiram de 4.235 em janeiro e fevereiro de 2008 para 6.169 em igual período deste ano. E o aumento tem sido constante desde 2004.

Para especialistas, os números indicam que, além de as mulheres começarem a buscar o tratamento, elas estão bebendo mais e mais cedo. O presidente do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), Arthur Guerra, diz que "elas bebem mais e seguem um padrão mais rápido e mais preocupante do que os homens".

O 1º Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira, realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em 2007, mostrou que as mulheres já representam um terço da população de alcoólatras brasileiros.

Historicamente eram os garotos entre 14 e 17 anos que costumavam liderar no quesito álcool. Desde o ano passado, porém, são as estudantes brasileiras que bebem mais, indicou a Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em dezembro.

Entre as estudantes, 73,1% responderam que já consumiram cerveja, uísque, vinho e outros produtos etílicos, contra 69,5% dos garotos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições