Crianças de três anos já podem ter sinais de risco cardíaco

Crianças de três anos já podem ter sinais de risco cardíaco

Atualizado: Terça-feira, 2 Março de 2010 as 12

Crianças que já são obesas aos três anos idade podem apresentar sinais de inflamação similares àqueles associados à doença cardíaca em adultos, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA. Avaliando mais de 16 mil pessoas com idades entre um e 17 anos, os cientistas descobriram níveis muito maiores do que os esperados do indicador inflamatório proteína C reativa (PCR), além de outros dois marcadores de inflamação, em crianças obesas.

"Isso é, definitivamente, uma surpresa para nós", destacou a pesquisadora Eliana M. Perrin, um dos autores do estudo. "O fato de que vimos isto em crianças tão jovens quanto três anos poderia, certamente, ser causa de preocupação", completou a especialista.

Os resultados indicaram que 70% dos participantes apresentavam peso saudável, 15% tinham sobrepeso, 11% eram obesos, e 3,5% estavam muito obesos. E, entre as crianças com idades entre três e cinco anos, 42% daqueles que se apresentavam muito obesos tinham elevados níveis de PCR, comparado a 17% daqueles que tinham peso normal. E as diferenças eram ainda maiores entre as crianças mais velhas, com 83% dos muito obesos na faixa etária de 15 a 17 anos tendo níveis elevados do marcador inflamatório.

Os especialistas destacam, entretanto, que o impacto completo dessas descobertas ainda não está totalmente claro, principalmente em relação ao risco de infartos e derrames. E que a obesidade infantil, aliada a esses altos níveis precoces de inflamação, pode estar por trás da crescente taxa de derrames entre os adultos jovens e de meia idade.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também