Crianças e adultos podem contrair uma contaminação se não seguir alguns cuidados

Especialista lista cuidados nos dias de chuvas

Atualizado: Sexta-feira, 22 Fevereiro de 2013 as 4:18

Durante os meses de janeiro e março, período de verão, as chuvas tendem a cair quase que todos os dias e com ela, as possíveis doenças. Os cuidados devem ser redobrados, evitando o aumento de infecções. A tosse, gripe, infeccção de olhos e de pele, assim como as infeccções gastrintestinais, comuns na temporada.

Beber água contaminada e utilizá-la para a alimentação, pode trazer sérias contaminações como paratifoide, febre tifoide, disenteria e cólera. Previnir-se com pequenos hábitos, fazem com que o risco de se contaminar, diminua.

“Esta é uma das melhores e mais fáceis maneiras de proteger sua família de infecções durante a estação das monções”, explica o infectologista, Dr. Artur Timerman, sobre a simples lavagem das mãos com sabonete, faz com que reduza os índices de contaminação em até 40%, conforme aponta a UNICEF e OMS.

A pesquisa "O Custo das Doenças do Dia a Dia", realizada pela Lifebuoy, empresa de sabonetes antibacterianos, em parceria com a Escola de Higiene Tropical de Londres, destaca a frequência de surtos de contaminações, sendo: respiratórias com 33,3%, diarreias com 11,8% e infecções de pele com 7,4%.

“Incentive seu filho a lavar bem as mãos, os pés e tomar banho, usando sabonete antibacteriano, depois que retornar de brincar na chuva, para remover a lama, a sujeira e os germes que podem causar as enfermidades”, recomenda o Dr, para que os pais coloquem galochas nas crianças e as retirem antes de entrar em casa, deixando os germes das poças de água do lado de fora da casa.

O infectologista lista também, outros cuidados especiais nesta época de chuvas:

- Use sapatos fechados durante os dias de chuva, para evitar as infecções fúngicas em áreas como os pés;
- Verifique se há fontes de água contaminada perto de sua casa, isto inclui tanques de água subterrâneos;
- Não se esqueça de tratar ou ferver a água potável para consumi-la;
- Lave com água tratada os alimentos que trouxe de fora;
- Esteja atento para possíveis focos de água parada ao redor da casa, eliminando-os;
- Mantenha a caixa d’água tampada, pois também é considerada terreno fértil para a reprodução de germes.


Com informações de: Assessoria de Imprensa da Lifebuoy

veja também