MENU

Saúde

Cuidados ao se exercitar no calor

Cuidados ao se exercitar no calor

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O verão exige cuidados durante a prática de atividade física. Se a temperatura corporal subir demais pode haver encrenca: cáibra, fraqueza, tontura, desmaio… Fazendo a coisa certa, nada disso acontece.

Cãibras: a perda de sais minerais na transpiração perturba o chamado equilíbrio eletrolítico, que garante o bom funcionamento dos músculos. Daí surgem os espasmos, mais frequentes no abdômen e na panturrilha (batata da perna).

Síncope: na falta de bons goles de água ou suco para reforçar a hidratação, o volume de sangue diminui. A pressão arterial cai, gerando fraqueza generalizada, tontura, palidez e desmaio.

Exaustão: se o volume sanguíneo cai demais, o sistema cardiovascular não consegue garantir o fluxo de sangue para todo o corpo e entra em pane. As células em geral ficam desidratadas, o que provoca descoordenação, vertigem, dor de cabeça, náuseas e vômito.

Choque térmico: se a desidratação é intensa, o suor diminui e a pele fica seca e quente. A temperatura ultrapassa os 39°C e danifica os mecanismos termorreguladores. Há risco de morte.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições