MENU

Saúde

Cuidados com a higiene bucal das crianças

Cuidados com a higiene bucal das crianças

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

A higiene bucal para crianças é um assunto que gera muitos questionamentos e deve ser tratada com responsabilidade. O dentista Anderson Bernal, especialista em estética dental, explica que o acompanhamento bucal desde a infância contribui para uma dentição saudável e esteticamente bonita no futuro.

"A aparência da criança é tão importante para os pais agora, quanto será para ela no futuro. Nem todo mundo tem, naturalmente, dentes brilhantes e um sorriso perfeito, por isso a importância de acompanhamento freqüente.", afirma Bernal.

É logo no início da infância que se calcificam os dentes permanentes e, dessa forma, as crianças devem aprender os cuidados com a dentição através do estímulo dos pais, que podem escovar os dentes na frente da criança para dar o exemplo, além de comprar escovas animadas para motivá-las. Quanto maior o interesse e afinidade com a escova, melhor, garante o dentista.

Lembrando que a principal causa de cáries em bebês e crianças pequenas é conhecida como a "cárie da mamadeira". Isso ocorre porque a maioria das mães permite que suas crianças durmam enquanto mamam, inclusive no peito, uma vez que o leite materno também possui açúcar. A exposição aos açúcares e ácidos que se acumulam ao redor dos dentes pode causar a indesejada cárie.

Anderson Bernal explica que existem cuidados específicos para cada fase do desenvolvimento da criança. O especialista dá algumas dicas:

Antes dos 2 anos

Use uma gaze ou uma fralda úmida nas gengivas, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes e quando eles começarem a aparecer escove-os com o movimento vai e vem sem usar pasta dental. Dos 2 aos 7 anos

Os pais são os grandes responsáveis por monitorar a escovação de seus filhos. Fique atento, pois é nessa fase que nascem os primeiros molares permanentes. Use pouca pasta dental, o equivalente a um grão de ervilha. Dos 7 aos 12 anos

A escovação deve ser feita pelas próprias crianças com os dentes cerrados em movimentos circulares do lado de fora e repetir o mesmo movimento do lado de dentro. Para evitar que os "inimigos da boca" ataquem, além de escovar regular e adequadamente os dentes, leve seu filho com freqüência ao dentista.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições