Cuidados no verão

Cuidados no verão

Atualizado: Quinta-feira, 20 Janeiro de 2011 as 9:02

Quais os tipos de manchas mais comuns no verão?

A ptiríase versicolor consiste em manchas brancas que, às vezes, se agrupam, formando manchas maiores. Podem assumir uma cor acastanhada, daí o nome versicolor. Surgem com frequência no pescoço, tronco e face. Não é contagiosa. O tratamento é à base de medicamentos antifúngicos, sempre prescritos pelo médico.

Já as pequenas sardas brancas (leucodermia solar), causadas pela exposição repetitiva ao sol ao longo de muitos anos, atingem principalmente os braços e pernas. A prevenção é o melhor caminho nesses casos, mas uma opção de tratamento é o uso do nitrogênio líquido. O médico faz um teste prévio para avaliar a resposta do paciente, pois nem todos apresentam o mesmo resultado. Deve-se tratar após o verão.

Sarda é o nome popular da melanose solar. Pode surgir por predisposição genética em indivíduos claros, mas, na grande maioria dos casos, ocorre por efeito cumulativo da radiação solar. É presente mais frequentemente na face, ombro e colo. O uso de filtro solar de amplo espectro impede que piorem. Para removê-las, pode-se lançar mão de clareadores, peelings ou laser. O tratamento varia de acordo com o tipo de pele e a extensão das sardas.

Os melasmas, associados aos hormônios femininos, podem se agravar com a exposição solar, com uso de anticoncepcionais e durante a gravidez. Ocorre de maneira simétrica na testa, no nariz e nas maçãs do rosto. Faz surgir manchas escurecidas nessas regiões. Tem maior incidência entre as mulheres em idade fértil, especialmente acima dos 25 anos, e é mais comum em pessoas de fototipo mais alto, ou seja, aquelas mais morenas. O mais indicado é a prevenção, por isso, evite exposição prolongada ao sol, use protetor solar adequadamente e proteja o rosto com chapéu. O uso de protetor solar é indispensável para evitar que novas manchas apareçam. Além da proteção, o tratamento é composto por substâncias que promovem o clareamento da pele, como o ácido glicólico.

Como hidratar a pele corretamente depois do sol?

Ingerindo bastante água e aplicando emolientes tópicos. Os hidratantes à base de ureia, por exemplo, são muito bons, mas, se a pele estiver queimada, podem irritar e causar coceira.

Quais as causas das micoses de pele e de unha?

As micoses de pele são infecções superficiais. Ocorrem quando as condições ambientais - calor, umidade, pouca luz e presença de matéria orgânica - favorecem o crescimento de fungos. As micoses superficiais que atingem pele e unhas em geral não trazem maiores riscos para a saúde, o que não quer dizer que dispensem atenção.

Uma micose começa como um problema estético que, de imediato, afeta a vida social. Coceira, inflamação ou escamação da pele e deformação nas unhas são sintomas comuns. Se não for tratada adequadamente, pode causar dor e incômodo. Nos pés, por exemplo, a micose é a porta de entrada para infecções bacterianas, o que piora o quadro. O desconforto chega a interferir no andar, causando problemas ortopédicos. Os diabéticos devem ter um cuidado especial, pois são particularmente suscetíveis a ferimentos e infecções graves.

O automedicamento costuma ser desastroso, pois o fungo fica ainda mais resistente, dificultando a cura. Alguns tipos de micose podem ser tratados em poucos dias, com o uso de cremes antifúngicos.

Como combater estrias e a temida celulite?

As estrias podem ser tratadas com uma associação de técnicas e, geralmente, assim se alcança uma boa resposta. Podem ser combinados a dermoabrasão, peeling químico com ácidos, subcision, luz pulsada e laser não ablativo. Para celulite, carboxiterapia, massagens redutoras, manthus (ultrasson) e Power Shape.

Para quem quer acabar com os pelos das pernas e amenizar pequenos vasos vermelhos, o laser é o mais indicado?

Para eliminar os pelos, sim, o laser é a única alternativa definitiva. Já para os vasos, o laser funciona bem para os pequenos, mas não é a única opção. A esclerose dos vasos ainda é a principal alternativa.

No caso de acne e pele oleosa, quais os cuidados que se deve ter no sol?

Para a acne, o indicado é usar filtro solar oil free. Já as pessoas com pele muito oleosa ou com espinhas devem evitar produtos de base oleosa e, se necessário, usar filtros ou outras substâncias que sejam oil free ou não comedogênicas.

Para quem tem intolerância ao sol ou mesmo deseja um bronze rápido, são seguros os sprays chamados de Magic Tan?

Sim, são seguros. Funcionam como um tingimento.

Pessoas de pele muito clara devem usar qual fator de proteção solar?

O fator mínimo para qualquer tipo de pele é o FPS 15, mas, quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS. Se a pessoa for muito branquinha mesmo, pode usar protetor com FPS 40.

veja também